Depoimento de Porcelina Rimis – 1a Colocada no concurso EsFCEx – Administração

Depoimento de Porcelina Rimis

– 1ª Colocada no concurso EsFCEx – Administração

Olá, amigos!
Com uma gratidão imensa a Deus e muita alegria no coração, venho dividir com vocês um pouco da minha trajetória, em busca da realização desse sonho tão especial, que é a EsFCEx, e tentar passar algumas dicas que possam ajudá-los a atingir o grande objetivo da aprovação.

A caminhada de quem estuda pra concurso, muitas vezes, é solitária. São poucas as pessoas que realmente compreendem e permanecem contigo durante sua passagem pelo deserto.

Eu sempre tive o desejo de ser militar, sempre foi meu projeto de vida. Então, decidi me formar em administração para seguir carreira no QCO. Fui militar temporária por 8 anos (3 como sargento e os outros 5 como tenente) e me encontrei, de fato, na profissão. A partir dai, tive ainda mais a certeza da escolha da minha carreira. Em 2013 me matriculei no curso Cidade, a fim de buscar um direcionamento, pois o conteúdo bibliográfico desse concurso é bem extenso e precisava ter uma base boa de conhecimento. Só que não me dediquei como deveria, mas ainda assim fui aprovada, alcançando a 126º posição. Imaginei que se me dedicasse mais, conseguiria passar. Assim, voltei para o cursinho em 2014 e passei a estudar um pouco mais e fiquei em 58º. Em 2015 me dediquei mais do que nos anos anteriores mas, ainda assim, não tinha direcionado  todo meu foco para o concurso. Naquele ano fiquei em 43º. 2016 foi o ano em que não abriu vagas pra administração e me senti bem perdida, já que não me imaginava em outro lugar que não fosse o exército. Além disso, foi meu último ano como militar temporária. Em 2017, decidi não procurar trabalho e me dedicar exclusivamente ao concurso, já que havia sido publicada a portaria com as vagas previstas para minha área. Mudei totalmente minha maneira de encarar o concurso. Passei a ter foco, ler os livros, fazer resumos e bastantes exercícios (coisas que não fiz nas 3 primeiras tentativas e que hoje considero fundamentais para a aprovação ). Deixei de sair, aproveitar momentos e comemorações com família, amigos e me dediquei totalmente ao estudo. Nesse ano fiquei em 12º (na majoração). Foi um baque pra mim, já que imaginava que, estudando em casa, seria garantia de aprovação. Então desisti do concurso por receio de não abrir vaga em 2018, ou de ficar majorada novamente. Passei a estudar pra outro concurso, mas incomodada, pois estava deixando de lado toda minha bagagem de aprendizado dos últimos anos pra mergulhar de cabeça em algo novo, começando do 0. Não aguentei muito tempo e decidi retomar o sonho que ainda estava bem vivo em meu coração. Voltei a estudar com foco total para a EsFCEx, dividindo esse plano apenas com pessoas bem próximas. Após toda essa história, enfim pude alcançar minha aprovação, com a coroação de Deus em 1º lugar.

 

Posso dizer a vocês que colocar o concurso como meta de vida fez toda a diferença pra mim. Não podemos correr atrás dos nossos sonhos fazendo o mais ou menos, sendo mornos. Se é pra vencer, vamos lutar com garra, com sangue nos olhos, pois ninguém vai lá fazer por nós. No ano de 2018, imprimi a relação bibliográfica e tentei obter a maior parte dos livros, tanto de gerais, quanto de específica, previstos no edital. Comprei-os em sebos virtuais, sites de compras. Tive acesso àqueles que não tinha condições de comprar, na biblioteca do curso e em biblioteca de faculdade. O Curso Cidade foi minha base de estudos e busquei complementá-la com as gaivotas que podia conseguir nos livros. Fiz resumos dos livros, todos os simulados disponíveis na plataforma, exercícios no QConcursos, leitura dos fóruns de dúvidas (são excelentes), leitura e resumo das leis na íntegra.  Organizei meu material em apostilas (slides do prof Edson e leis), resumos em cadernos e em folhas A4, fiz muitos post-it e deixava-os pregados pela casa, anotava tudo o que considerava questão de prova. Li, reli e reli várias vezes meus resumos e os trechos que eu deixava marcados nos livros. Meu material ficava espalhado pela casa, pra facilitar o acesso e busca caso quisesse consultá-lo. O que posso dizer a vocês:

– Coloquem o concurso como meta de vida e não desistam até passar;

– Façam um curso preparatório, porque realmente ajuda a dar direcionamento aos estudos (o Cidade – melhor do Brasil -, claro!! Rss);

– Busquem acesso aos livros (embora não tenham condições de comprar, dá pra ler e resumir em bibliotecas de faculdades) e façam resumos;

– Façam exercícios, exercícios, exercícios!! Eu não fazia ideia antes do quanto isso seria diferencial para aumentar o conhecimento;

– Tirem qualquer dúvida que surgir na hora, não deixem pra depois (essa dúvida pode se transformar numa questão de prova lá na frente);

– Assistam a depoimentos de vários aprovados e busquem seguir as dicas que mais se adequam a realidade de vocês. Essas histórias de vida são excelentes para nos manter motivados;

– Não dê ouvidos a quem diz que esse concurso é impossível, muito difícil ou tenta minar seu sonho. Ele é seu e cabe somente a você correr em busca de realizá-lo.

Eu sempre enfatizo esse ponto quando converso com alguém sobre concurso público, porque a caminhada é cansativa, solitária e cheia de dúvidas e incertezas. Quem tenta a prova mais de uma vez, provavelmente entenda do que estou falando. Quem estuda precisa se manter firme, motivado, com coração preenchido de fé e esperança, com a certeza de que seu esforço será recompensado. Então, busque estar com aqueles que torcem por você!

Dedique o tempo que tiver para o estudo, sacrifique saídas, dê seu melhor e você terá o retorno de seu esforço. Seja perseverante!! Não importa se é a primeira ou a última tentativa possível, não desista dos seus sonhos! Lute e você será recompensado pela sua dedicação.

Quero aproveitar e dar meu testemunho do agir de Deus em minha vida. Dizer o quanto sou feliz e grata ao Senhor por ter transformado meu coração e edificado meu espírito durante essa caminhada. Seu Espírito Santo sempre me trouxe alento nos momentos difíceis de incerteza e preencheu meu coração de fé e certeza da vitória. Deus me falou, em 2017, que estava colocando a caneta de ouro em minhas mãos. Não tinha entendido quando fiquei na majoração e não tinha classificado. Achei que Ele tinha se esquecido de mim. Mas depois compreendi que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável, conforme escrito no Livro Sagrado. Entendi que o tempo não é o nosso, mas dEle. Que iremos receber nossa bênção, tão logo estejamos prontos para ela. Em 2018, faltando cerca de 45 dias para a prova, fui numa missionária muito usada por Deus e Ele me disse, através dela, que eu estava pronta para receber minha bênção e que dentro de alguns dias daquela data eu receberia a resposta pela qual eu tanto esperava. Dito e feito! Esperei no Senhor, estudei igual a uma maluca, com a certeza da promessa Daquele que foi fiel para cumprir. Louvado seja o nome do Senhor na minha e na sua vida!!

Quero aproveitar e agradecer ao meu esposo Thiago, por ter sido minha calmaria e meu ponto de equilíbrio em toda essa caminhada. Foi tanta força e amor, que fica difícil descrever aqui.  Agradeço a minha família, pela paciência e por ter sido meu pilar sempre!

Agradeço ao prof Cidade, meu paizão de coração, e a Clara pela consideração, carinho, e suporte total durante a caminhada. A força de vcs foi essencial pra me manter em pé. Visto essa camisa “Curso Cidade” com muito orgulho!

Agradeço aos professores: Edson, Djalma, Adriano, Átila, André Luiz, Sormany, Valber, Felício, por terem sido tão dedicados e transmitido conhecimento com maestria, ajudando a transformar minha vida e de várias outras pessoas.

Agradeço a Laura, Jefferson, Ediva, que fazem um trabalho sem igual, nos bastidores, colaborando para nosso aprendizado. O carisma deles é encantador, podem ter certeza!

Agradeço a todos os amigos que fiz durante esses anos de curso. Amizades que vou levar para a vida e que, sem sombra de dúvidas, ajudaram a me tornar uma pessoa bem melhor. Também, aos amigos do EaD que me mandaram muitas mensagens bacanas e muita energia positiva. Vocês foram demais!

Espero ter contribuído com alguma dica bacana para ajudar você a realizar esse sonho verde-oliva.

Desejo a todos muito sucesso na caminhada e que Deus os abençoe!!

Abraços,

Porcelina Rimis

– 1ª Colocada no concurso EsFCEx – Administração

2019-01-09T20:41:48+00:00

Deixar uma pergunta / comentário