Blog

Leia nossas últimas notícias

GABARITO PROVISÓRIO ESFCEX-2011

 

Posto de Comando do IIC

Posto de Comando do IIC

Como já é tradição do IIC a divulgação do Gabarito Provisório, imediatamente após a realização prova, nossa equipe reunida com os alunos, em frente ao Colégio Militar de Brasília, sob sol escaldante, elaborou as questões para que os candidatos possam ter uma ideia do seu desempenho.
O Gabarito Oficial está previsto para ser divulgado no dia 15 Set 11.

Desejamos sucesso a todos os candidatos!

Modelo P1DSC01428

Português História Geografia Inglês Espanhol

1 – A

11 – B

21 – A

31 – B

31 – C

2 – D

12 – A

22 – C

32 – C

32 – C

3 – B

13 – C

23 – C

33 – B

33 – C

4 – A

14 – C

24 – C

34 – B

34 – D

5 – D

15 – A

25 – D

35 – D

35 – D

6 – D

16 – B

26 – C

36 – A

36 – E

7 – B

17 – B

27 – B

37 – E

37 – A

8 – A

18 – D

28 – C

38 – C

38 – A

9 – C

19 – E

29 – A

39 – A

39 – D

10 – C

20 – B

30 – D

40 – B

40 – B

DSC01439Modelo P2

História Geografia Português Inglês Espanhol

1 – B

11 – A

21 – A

31 – B

31 – C

2 – A

12 – C

22 – D

32 – C

32 – C

3 – C

13 – C

23 – B

33 – B

33 – C

4 – C

14 – C

24 – A

34 – B

34 – D

5 – A

15 – D

25 – D

35 – D

35 – D

6 – B

16 – C

26 – D

36 – A

36 – E

7 – B

17 – B

27 – B

37 – E

37 – A

8 – D

18 – C

28 – A

38 – C

38 – A

9 – E

19 – A

29 – C

39 – A

39 – D

10 – B

20 – D

30 – C

40 – B

40 – B

 

 

 

Modelo P3DSC01437

Geografia Português História Inglês Espanhol

1 – A

11 – A

21 – B

31 – B

31 – C

2 – C

12 – D

22 – A

32 – C

32 – C

3 – C

13 – B

23 – C

33 – B

33 – C

4 – C

14 – A

24 – C

34 – B

34 – D

5 – D

15 – D

25 – A

35 – D

35 – D

6 – C

16 – D

26 – B

36 – A

36 – E

7 – B

17 – B

27 – B

37 – E

37 – A

8 – C

18 – A

28 – D

38 – C

38 – A

9 – A

19 – E

29 – E

39 – A

39 – D

10 – D

20 – B

30 – E

40 – B

40 – B

Obs.:

Gabaritando

Gabaritando

– Optamos por marcar como certa a letra A, na questão 8 de português porém a letra E também está correta por “malcriado” ser uma palavra prefixal. Salvo melhor juízo vai caber recurso nesta questão.

– As questões 3 e 4 de História consideramos a letra C, a mais correta embora precisam ser melhor avaliadas.
– A questão 34 de Inglês é passível de anulação, pois o primeiro espaço a preposição AT não comumente designada para designar páginas. O mais correto seria a utilização da preposição ON no respectivo espaço.

Gabaritando.

Gabaritando.

 

OBSERVAÇÕES:

INGLÊS – QUESTÃO 34

Justificativa(s):  

Na seqüência da realização da prova do passado dia 11 de Setembro de 2011, venho, por este meio legal, apresentar as razões pelas quais sou levado a solicitar a anulação da questão 34 da prova de conhecimentos gerais de Inglês. Apresento, abaixo, as requeridas e necessárias argumentações e fundamentações.

 Ora, no enunciado da questão 34 consta o seguinte:

 “Open the books ___ page 20. There is a mistake ___ line 10. Next week, ___ September 15th, ___ the morning, there will be a test.”

 O gabarito oficial aponta a alínea (e) como resposta correta, sendo que, adotando tal resolução, obtenho a frase:

 “Open the books to page 20. There is a mistake in line 10. Next week, on September 15th, in the morning, there will be a test.”

 Fazendo um resumo da definição generalista das cinco principais preposições da língua Inglesa – a saber, AT, IN, ON, TO e FOR – devo salientar que:

AT – preposição que faz referência a localização no espaço e no tempo;

            “I am at the park.”

            “She will be (at) home at 8:30 p.m..”

IN – preposição que nos dá a noção de estarmos dentro do espaço ou dentro do tempo;

            “I am in the park.”

            “She will arrive in time to watch the soap opera.”

ON – preposição que nos dá a noção de estarmos em cima do espaço ou em cima do tempo;

            “The child is on the floor.”

            “The plane has arrived on time.”

TO – preposição que indica a idéia de destino ou de finalidade;

            “Let’s go to the park.”

            “That happens to everybody.”

FOR – preposição que indica a idéia de causa ou motivo;

            “I have done it for you.”

            “She has cooked chicken for dinner.”

 Posto isto, e indo diretamente ao assunto que aqui nos traz, impõe-se destacar que:

 O verbo “TO OPEN/OPENED/OPENED” tem na sua natureza intrínseca a noção de movimento, fato que, por si só, pode levar à adoção da preposição TO. No entanto, como na questão em epígrafe estamos referindo uma página específica, a preposição a ser usada é ON (em cima da página – opção que é a mais amplamente utilizada pelos nativos da língua Inglesa) ou, em alternativa, AT (referência a local específico, mas muito pouco usada pelos nativos da língua Inglesa neste contexto em particular).

 Por conseguinte, ficaríamos com uma de três alternativas possíveis:

1)     “Open your books on page 20”

Aquela que é a mais correta, a mais amplamente difundida e a melhor opção de acordo com a linguagem cotidiana;

2)     “Open your books onto page 20”

Aquela que satisfaz todos os requisitos semânticos e gramaticais da norma culta, mas que, por sua vez, é pouco utilizada no dia-a-dia;

3)     “Open your books at page 20”

Aquela que pode ser adotada, mas que não retrata o uso cotidiano da linguagem, nem tão pouco a norma gramatical mais correta.

 No caso hipotético de a construção gramatical ser iniciada com o verbo “TO/WENT/GONE”, aí sim, poderia e deveria ser usada a preposição TO:

            “Go to page 20”

Em suma: 

Das opções apresentadas a única que poderia satisfazer os requisitos gramaticais e semânticos seria a alínea (b), ainda que não na sua plenitude, visto que, como já vimos, a melhor opção seria a utilização da preposição ON – que não consta em nenhuma das alíneas da questão – neste contexto:

 “OPEN YOUR BOOKS ON PAGE 20”

61 comentários

  • Priscilla
    set 19, 2011

    Gente, vcs sabem dizer quando foi divulgado o gabarito oficial porque ate quinta nao havia nada no site pois eles diziam que o correio estava em greve. Preciso tentar pedir recurso de alguma questao em historia. Eu acertei, 7 em geofrafia, 6 em portugues, 4 em Historia e 8 em ingles. minha especifica foi biologia (magisterio em biologia) e dessas eu so errei 5. Fiz 35 acertos mas vou ser eliminada por historia..estou desesperada!

    Priscilla set 19, 2011
    Responder
    • victor
      set 23, 2011

      Priscila, o prazo de recurso se encerrou mas fique tranquila pois várias pessoas recorreram e o recurso aproveita a todos, se for uma das que vc errou, possivelmente vc está dentro…

      victor set 23, 2011
    • Cidade
      set 23, 2011

      Parabéns,
      Você está muito bem com estas notas. O curso pediu anulação da questão 11 de História, por discordarmos do gabarito. Analisamos as outras respostas que embora estivessem corretas em nosso ponto de vista e como haviam muitos candidatos precisando de um escore, decidimos analisar toda a prova e confrontamos os diversos autores em busca de alguma contradição que pudesse, quem sabe, até gerar uma anulação e recorremos da questão 12 abaixo, além das questões 18 e 19.

      A Lei de Interpretação do Ato Adicional de 1834 representou um retrocesso na política descentralizadora implantada a partir do governo regencial. Por isso, devemos eliminar as letras (B), (D) e (E).

      As opções (A) e (C) diferem apenas quanto às assertivas “habeas corpus” e “reforma do Código de Processo Criminal”, respectivamente. De fato, no Brasil, a expressão habeas corpus surgiu, pela primeira vez, no Código Criminal do Império, em 1830. O Código de Processo Criminal de 1832 regulamentou o instituto. Na época, privilegiava-se o discurso das liberdades individuais já sedimentados na Constituição de 1824. Em que pese a inclusão do HC no texto do Código em questão, o Habeas Corpus em si não representou um avanço descentralizador maior que a revisão do próprio Código do Processo Criminal. Este sim, de acordo com a maioria da opnião dos historiadores, representou uma revolução liberal na esfera jurídica brasileira.Segundo o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul José Antônio Boschi, em mesa redonda no Primeiro Seminário de Política de Memória Institucional e Historiografa do TJ-RS, o Código de Processo Penal foi saudado por Pandiá Calógeras como a mais brilhante vitória do domínio da justiça, e por Aureliano Leal como o mais formoso monumento do saber jurídico do espírito liberal. Realmente, o Código de Processo Penal de 1932, embora inquisitorialmente permitisse ao Juiz de Paz recolher provas da materialidade (art. 12), e também, de ofício, iniciar a ação penal e ouvir as testemunhas, mesmo sem a presença do réu (art. 141), que só poderia contestar as testemunhas se fosse preso (art. 142), o novo Código instituiria a ação penal pública a cargo do Ministério Público, a quem também incumbiria promover a execução das sentenças criminais. Isso queria dizer que, de um modelo inquisitivo em que havia absoluto predomínio de ação de um só indivíduo, já se pensava com o primeiro Código de Processo brasileiro em entregar-se a um personagem a função de acusar, distinto daquele que tinha a função de julgar.

      No livro embasado nessa justificativa, na página 163, consta a seguinte descrição acerca das Reformas constitucionais:

      “Em 1832, entrou em vigor o CÓDIGO DE PROCESSO CRIMINAL, que fixou normas para a aplicação do CÓDIGO CRIMINAL de 1830. O código de processo deu MAIORES PODERES AOS JUÍZES DE PAZ, eleitos nas localidades já no reinado de Dom Pedro I, mas que agora podiam, por exemplo, prender e julgar pessoas acusadas de cometer pequenas infrações. Ao mesmo tempo, seguindo o modelo Americano e inglês, o Código de Processo INSTITUIU O JÚRI, para julgar a grande maioria dos crimes, e o HABEAS CORPUS, a ser concedido a pessoas presas ilegalmente, ou cuja liberdade fosse ameaçada”

      Baseado na descrição acima, entende-se que as medidas de cunho descentralizador foram:

      Código do Processo Criminal;
      Ampliação das prerrogativas dos juízes de paz;
      Tribunal do Júri e;
      Habeas Corpus.

      Portanto as alternativas A e C estão corretas, devendo então o item ser ANULADO.

      Esperamos ter colaborado com sua clasificação e iremos nos conhecer na sua formatura em Dez de 2013.
      COMBINADO???

      Cidade set 23, 2011
    • Priscilla
      set 24, 2011

      Vamos aguradar…. estou na torcida! Obrigada pela ajuda!
      ps. Foi pedido algum recurso em portugues?

      Priscilla set 24, 2011
  • João Luis
    set 17, 2011

    A número 8 de Português tem de ser a letra E. Na letra A só há casos de sufixação.

    João Luis set 17, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 23, 2011

      Prezado João Luiz,
      Você tem obsoluta razão e correta é a letra E mesmo.
      Na hora a duas chamaram a atenção. A e E, na hora optou-se pela A e ficamos de rever após a confraternização, e quem disse que o Chopp deixou, passado um dia não adiantava mais alterar, até porque teriamos que alterar 3 em história que foi marcada a oção erada e uma de Geografia pela mesma razão. Ano que vem a confraternização será no hora do jantar no almoço da muita confusão o que provoca estes equivocos. Se não estivessemos tão seguros quanto a capacidade da nossa excelente equipe eu confesso que ficaria muito preocupado.
      Boa sorte e esperamos que você consiga sua classificação.
      Um abç
      Ten Cidade

      Cidade set 23, 2011
  • visaman
    set 16, 2011

    ei peço uma ajuda de como formular um recurso com respeito à questão 32 (espanhol da p1), pois na opção B há a ocorrência "dEL agua", que é uma ocorrência da regra de eufonia, assim como na C há "outros U otros" e é considerada a certa. Vejo os livros da bibliografia que falam da regra de eufonia mas não há exemplos com del, somente el agua, el hada, etc. Mas nao ha casos como: salinidad del agua, perro del hacienda ou del alma. Por onde posso começar? desde já obrigado a todos!

    visaman set 16, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 23, 2011

      Visaman,
      Não pude te responder antes, porém tomamos as providências que você necessitava. Recorremos da questão 32 pra você.

      A questão 32 da prova geral tem como tema regra de eufonia.
      O gabarito considerou a afirmativa B correta , mas ao consultar o Dicionário da Real Academia Espanhola, ele nos explica que:“ La cacofonía es una disonancia que resulta de la inarmónica combinación de los elementos acústicos de la palabra. En otras palabras, la cacofonía es un efecto sonoro desagradable, que se produce por la cercanía de sonidos o sílabas que poseen igual pronunciación dentro de una palabra o en palabras cercanas dentro de un mismo discurso. “ Por isso, ao falamos de eufonía no idioma espanhol, além da regra de eufonía dos artigos temos também regras de eufonia para as conjunções – REGLA DE EUFONÍA EN CONJUNCIONES = CONJUNCIÓN DISYUNTIVA: Sirven para mostrar alternancia exclusiva o excluyente: o, u. Es la O, este vocablo significa desuniendo o separadora. Ejemplo: O pagas tus deudas, O te vas a la cárcel. En procura de la eufonía se sustituye la O por la U, si la conjunción sigue una palabra que comienza con O. Ejemplo: Siete u Ocho. Como vemos a questão 32 tem duas respostas possíveis: letras B (exemplo de regra de eufonia de artigo) e C (exemplo de regra de eufonia de conjunção). Assim, requeremos a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação do gabarito da questão.

      Boa sorte!
      Nos encontraremos em Salvador.
      Um abç
      Ten Cidade

      Cidade set 23, 2011
  • visaman
    set 16, 2011

    tambem tenho uma duvida quanto à questao 03 de portugues (Assinale a alternativa em que todos os itens lexicais tenham passado pelo PROCESSO DE COMPOSIÇÃO, de acordo com a gramática normativa) da p1 no gabarito de vcs consta a letra A porem eu acredito que seja E, pois processo de composição basicamente é a união de duas palavras pra formar uma nova, seja porjusta posição ou aglutinação. E nas outras opções eu nao percebi em todas as proposiçoes duas palavras se juntando pra formar uma só. O que vcs acham?

    visaman set 16, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 23, 2011

      Infelizmente a resposta da questão está correta, é a letra A mesmo.

      Cidade set 23, 2011
  • valdinei
    set 16, 2011

    ola, bom dia gostaria de saber porque a questao 20 de historia esta como letra E, sendo que a letra B ( "a aprovação da emenda constitucional das eleições diretas não foi atingida, pois a oposição não reuniu os dois terços de votos necessários no Congresso Nacional.") ao meu ver está correta pois era um PEC, a PEC nº 5, o congresso era composto por 478 deputados, logo para a proposta ser aprovada eram necessários 318 ou 319 votos a favor e como a oposição só conseguiu 298, a PEC nao passou. Parece mais correta do que um acordo entre os dois lados pra evitar uma onda revolucionária. Posso estar errado mas entendi assim, o que vcs acham?

    valdinei set 16, 2011
    Responder
  • rafael paiva
    set 14, 2011

    o mercosul é composto membros plenos e associados:

    Plenos: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela
    Associados: Chile, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador. O México está como oboservador. A diferença entre pleno e associado é a tarifa externa comum.

    rafael paiva set 14, 2011
    Responder
  • Carla
    set 14, 2011

    Pesquisa de Opinião CFO/QC – 2011 >ESFCEX<

    Considerando o que prescreve o Art. 74 do Edital do Processo Seletivo e em razão da paralização parcial dos serviços dos Correios, informamos que os gabaritos serão publicados em data oportuna para os efeitos do Art. 76 do referido Edital.
    http://www.esaex.ensino.eb.br/index.php?option=co

    Carla set 14, 2011
    Responder
  • Carla
    set 14, 2011

    Pesquisa de Opinião CFO/QC – 2011
    no link http://www.esaex.ensino.eb.br/limesurvey/index.ph

    Prezado Senhor(a), antes de acessar o gabarito por favor preencha a pesquisa de opinião que se segue.
    A Escola de Formação Complementar do Exército, através da Divisão de Concurso, vem trabalhando continuamente na melhoria da qualidade do processo de seleção ao Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar. E a sua colaboração é fundamental para a validação ou revisão das medidas adotadas até o presente momento.

    Quanto ao concurso para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) do Exército realizado no ano de 2011, qual a opinião do senhor(a).

    Carla set 14, 2011
    Responder
  • Thiago
    set 14, 2011

    A primeira de geografia tá errada por conta do "terra contínua". Em terra contínua o Brasil é quarto maior país.

    Thiago set 14, 2011
    Responder
  • jader
    set 13, 2011

    quer dizer que na primeira de geografia o brasil nao tem mais de 8 milhoes de km&sup2;?? 450 bilhoes num é mais que 8 não?

    jader set 13, 2011
    Responder
  • PEdro
    set 12, 2011

    Nossa ingles estou por uma. Acertei 4 pelo gabarito do professor e o pior a questão 34 e uma das que eu acertei.
    Acho que eu ja era.
    Muito obrigado professor pela iniciativa.

    PEdro set 12, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 13, 2011

      Prezado amigo Pedro.

      34. Choose the option that correctly completes the sentences:
      Open the books _____ page 20. There is a mistake ___ line 10. Next week, ____ September 15th, _____ the morning, there will be a test.
      a) on – on – at – on
      b) at – in – on – in
      c) to – at – on – in
      d) in – to – at – on
      e) to – in – on – in

      Resolução:
      a) 1ª LACUNA – ON é utilizado com o sentido de em cima/acima. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos ON e sim AT.
      2ª LACUNA – Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição ON.
      3ª LACUNA – Apesar de meses do ano virem precedidos de preposição IN, o mês do ano, quando seguido de data específica, vem precedido pela preposição ON e não a preposição IN ou AT.
      4ª LACUNA – por se tratar de momento do dia (momentos do dia são precedidos da preposição IN, com exceção da palavra night) deverá ser preenchida com a preposição IN.
      b) Correta.
      c) 1ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos TO e sim AT.
      2ª LACUNA – Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição AT.
      d) 1ª LACUNA – IN é utilizado com o sentido de “dentro”. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos IN e sim AT.
      2ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição TO.
      3ª LACUNA – Apesar de meses do ano virem precedidos de preposição IN, o mês do ano, quando seguido de data específica, vem precedido pela preposição ON e não a preposição IN ou AT.
      4ª LACUNA – por se tratar de momento do dia (momentos do dia são precedidos da preposição IN, com exceção da palavra night) deverá ser preenchida com a preposição IN.
      e) 1ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos TO e sim AT.

      Dica de Resolução Rápida:
      Lembramos que em questões de preposição o aluno, para agilizar a prova, deve procurar primeiramente as lacunas que teria certeza de como preencher e de posse dessa informação eliminar as alternativas incorretas.
      No caso da frase em questão, acreditamos ser a lacuna 4 a que apresentará maior facilidade ao aluno: ____ the morning. Essa lacuna, por se tratar de momento do dia (momentos do dia são precedidos da preposição IN, com exceção da palavra night) deverá ser preenchida com a preposição IN, já eliminando as alternativas A e D e tornando desnecessário ao aluno se preocupar com a lacuna 03, já que todas as alternativas que sobraram apresentam a mesma preposição nesta lacuna.
      Observando as lacunas 1 e 2 verificamos que em ambas temos 2 alternativas iguais e 1 diferente, logo, podemos optar por escolher qualquer uma das duas pra iniciar nosso trabalho de eliminação. Pela ordem, optamos pela lacuna 1
      1ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos TO e sim AT.
      RESULTADO: Analisando apenas as lacunas 4 e 1 é possível chegar na alternativa certa e poupar tempo ao aluno. Resposta, alternativa B.
      Se optássemos pela lacuna 2
      2ª LACUNA – Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição AT.

      RESULTADO: Analisando apenas as lacunas 4 e 2 é possível chegar na alternativa certa e poupar tempo ao aluno. Resposta, alternativa B.

      Cidade set 13, 2011
  • mauricio MB
    set 12, 2011

    Concordo com você pois na formação de palavras por composição devemos ter 2 radicais.
    Letra E correta ( passa + tempo / boquiaberto = boca + aberto / Mal + Criado )

    mauricio MB set 12, 2011
    Responder
  • mauricio mb
    set 12, 2011

    Venezuela mercosul ? – Na segunda questão de geografia ( de qualquer prova – p1, p2 ou p3 ) a resposta não pode ser letra A – correta letra C.

    mauricio mb set 12, 2011
    Responder
    • Priscila
      set 13, 2011

      Também achei estranho, mas vi na internet que a Venezuela entrou no mercosul em 2006. Veja: http://www.brasilescola.com/geografia/integracao-
      Infelizmente nesse ano eu já tinha acabado o ensino médio e as apostilas pelas quais estudei, do ano de 2004, já estão bem desatualizadas… Acabei errando!!!

      Priscila set 13, 2011
  • Filipe Freitas
    set 12, 2011

    Pow, Camila.. tou nessa também. Minhas pretensões era somente não ser eliminado, porque passar é demais.

    Filipe Freitas set 12, 2011
    Responder
    • Priscila
      set 13, 2011

      Realmente é muito difícil entrar. Mais do que acertar mais da metade, temos que ser praticamente perfeitos! No meu caso, foram 265 candidatos para apenas 4 vagas!!! Impossível!!!

      Priscila set 13, 2011
  • João A
    set 12, 2011

    Valeu, Ten Cidade.
    Gostei muito do curso este ano e a maior prova que com o resultado provisório eu fui aprovado.
    Agora é esperar para saber se serei classificado também.

    João A set 12, 2011
    Responder
  • Charmene
    set 12, 2011

    Estimado Cidade,

    Gostaria de fazer um comentário relacionado a prova de hoje: A específica estava muito fácil. Foi apenas uma questão dePCN, outra com relação à legislação 11.(…) e 2 referente à métodos.
    MUITO FÀCILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Das gerais tenho ceteza de 7 de história, 8 de Geografia e 7 de português. Rezo para não cair em pegadinhas, principamente na prova de história. Bem , como a específica estava muito fácil 80 % Matte BON e a La Cidade rsrsrsrssssss Não sei como vai ficar a média da noda da geral.

    Bem, agradeço a aquipe e em especial a você, Cidade, pois o material de espanhol foi fundamental para a específica.
    Vamos agora aguardar a banca boçal e soberana.
    Aguardo.
    Besosssssssssssssssss

    Charmene

    Charmene set 12, 2011
    Responder
  • Gustavo
    set 12, 2011

    A Prova é a P1

    Gustavo set 12, 2011
    Responder
  • Eleandro
    set 12, 2011

    Parabéns pela ajuda com o gabarito preliminar
    Alguém pode ajudar com a resolução da prova de INFORMÁTICA – P1?
    Pelo gabarito de vcs passei pela básica

    valeu…

    Eleandro set 12, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 13, 2011

      Anota ai:
      78 – D
      79 – C
      80 – E

      Boa sorte.

      Cidade set 13, 2011
  • jose carlos
    set 12, 2011

    MUITO GRATO. PODERIA CONSEGUIR O GABARITO DA PROVA DE INFOMATICA.

    jose carlos set 12, 2011
    Responder
  • Camila
    set 12, 2011

    Gente estou por uma em história no gabarito de vocês. Acham que anula alguma? Ficar por uma é o PIOR!!!!!!!!! kkkkk

    Camila set 12, 2011
    Responder
    • Priscilla
      set 12, 2011

      Tambem fiquei por uma e fui muito bem no resto… to super chateada

      Priscilla set 12, 2011
  • Priscila
    set 12, 2011

    Como se faz pra entrar com recurso?

    Priscila set 12, 2011
    Responder
  • Priscila
    set 12, 2011

    Tudo bem. Agradeço muito a iniciativa de vocês e por disponibilizar esse espaço para que possamos discutir as questões da prova. Parabéns pela dedicação no trabalho.

    Priscila set 12, 2011
    Responder
  • Priscila
    set 12, 2011

    Somente a ordem das matérias, Glória. Repare que as respostas para cada uma delas é igual nos três modelos de prova.

    Priscila set 12, 2011
    Responder
  • Cidade
    set 11, 2011

    Seu raciocinio está certo. Esta é mais uma questão que estamos decidindo o que fazer.

    Cidade set 11, 2011
    Responder
  • valdinei
    set 11, 2011

    ola, boa noite quanto a questão 32 de espanhol da p1, cuja opção B:
    "El cuerpo humano tiene un 75% de agua al nascer y cerca de 60% en la edad adulta. Aproximadamente el 60% DEL ÁGUA se encuentra en el interior de las celulas (agua intra celular)"; aqui ocorre a contração da preposição de + el pra manter a regra de eufonia da palavra agua (que está no singular, é tonica, feminina e não é nome de mulher), ja que se fosse a construção …60% DE LA AGUA se encuentra… quebraria a regra de eufonia citada ou será que estou equivocado. Apesar de eu concordar que a letra C desta questão está certa acho que a B também estaria por esse raciocinio.

    valdinei set 11, 2011
    Responder
  • Priscila
    set 11, 2011

    Só complementando minha pergunta anterior, reparem que os modelos P1 e P2 possuem as mesmas respostas para cada disciplina separadamente, mas o P3 está diferente. Repito, houve algum erro de digitação??? Obrigada.

    Priscila set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      Priscila;
      Tive que ir a missa, por esta razão não conclui a prova 3, acabou indo para o ar. Agora está legal.
      DESCULPE E NOSSA FALHA.

      Cidade set 11, 2011
  • Priscila
    set 11, 2011

    Os gabaritos acima apresentam diferentes respostas para os diferentes modelos de prova. Há algum engano? Pensei que o que mudava nas provas eram apenas as ordens das disciplinas e não a ordem das questões. Será que alguém pode me esclarecer a respeito? Obrigada.

    Priscila set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      Pura adrenalina.
      Foi corrigido o gabarito da P3.

      Cidade set 11, 2011
  • fernando
    set 11, 2011

    CIDAAAADE QUE GABARITO É ESSE DA PROVA P3 QUE ESTÁ DIFERENTE DAS DEMAIS!!! ESTÁ MUUUITO ENROLADO. . . .FAÇA COM MAIS CALMA E DIVULGUE.

    fernando set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      Tive que interromper o processo, por isso ficou incompleta a P3, agora está legal.
      DESCULPE A NOSSA FALHA.
      FUI A MISSA.

      Cidade set 11, 2011
    • Cidade
      set 11, 2011

      …… e perder a Missa, nunca….

      Cidade set 11, 2011
  • josé carlos
    set 11, 2011

    PODE RESPODER A PROVA DE INFORMATICA. MODELO P2

    josé carlos set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      Hoje, impossível amanhã vamos acionar nossos professores de TI que são muitos. Assim que concluirmos divulgaremos.

      Cidade set 11, 2011
  • set 11, 2011

    olá amigo, parabéns pela iniciativa… porém precisamos ver a prova p1 pra poder comparar gabarito

    adriano set 11, 2011
    Responder
  • Priscila
    set 11, 2011

    Alguém poderia me explicar porque a oitava questão de Português não pode ser a letra 'e'? Obrigada.

    Priscila set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      Priscila
      Você esta certa, optamos por marcar como certa a letra A, porém a letra E também está correta por "malcriado" ser uma apalavra prefixal. Salvo melhor juízo vai caber recurso nesta questão.

      Cidade set 11, 2011
  • alice
    set 11, 2011

    por favor façam uma simulação do gabarito do modelo de prova p3

    alice set 11, 2011
    Responder
    • set 11, 2011

      prova p3 por favor

      adriano set 11, 2011
    • Cidade
      set 11, 2011

      De Alice
      Veja o Gabarito Provisório solicitado.
      Modelo P3
      Geografia Português História Inglês Espanhol
      1 – A 11 – A 21 – B 31 – B 31 – C
      2 – A 12 – D 22 – A 32 – C 32 – C
      3 – C 13 – B 23 – C 33 – B 33 – C
      4 – C 14 – A 24 – A 34 – B 34 – D
      5 – D 15 – D 25 – B 35 – D 35 – D
      6 – C 16 – D 26 – B 36 – A 36 – E
      7 – B 17 – B 27 – B 37 – E 37 – A
      8 – C 18 – A 28 – D 38 – C 38 – A
      9 – A 19 – C 29 – E 39 – A 39 – D
      10 – D 20 – C 30 – E 40 – B 40 – B

      Cidade set 11, 2011
  • Izaias
    set 11, 2011

    Cidade, poderia colocar o inicio do enunciado das questões.
    Vai ajudar a identificadar a resposta para aqueles que tem a prova tipo 2 e 3.

    Izaias set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      Amigo,
      Amanhã vamos digitalizar as provas.

      Cidade set 11, 2011
  • lisi
    set 11, 2011

    Adoraria saber o gabarito da P3..

    lisi set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      De Lisi
      Veja o Gabarito Provisório solicitado.
      Modelo P3
      Geografia Português História Inglês Espanhol
      1 – A 11 – A 21 – B 31 – B 31 – C
      2 – A 12 – D 22 – A 32 – C 32 – C
      3 – C 13 – B 23 – C 33 – B 33 – C
      4 – C 14 – A 24 – A 34 – B 34 – D
      5 – D 15 – D 25 – B 35 – D 35 – D
      6 – C 16 – D 26 – B 36 – A 36 – E
      7 – B 17 – B 27 – B 37 – E 37 – A
      8 – C 18 – A 28 – D 38 – C 38 – A
      9 – A 19 – C 29 – E 39 – A 39 – D
      10 – D 20 – C 30 – E 40 – B 40 – B

      Cidade set 11, 2011
  • mauricio mb
    set 11, 2011

    na primeira de geografia o fuso de rio branco em relação a brasília é 2 e não 1 ( falso ) correta letra B

    mauricio mb set 11, 2011
    Responder
  • Glória
    set 11, 2011

    Qual a diferença entre as provas? Só a ordem das matérias ou a ordem das questões tb??? A minha foi a P3!

    Glória set 11, 2011
    Responder
  • josé carlos
    set 11, 2011

    Por favor publique o gabarito da prova modelo 2

    josé carlos set 11, 2011
    Responder
    • Cidade
      set 11, 2011

      José Carlos,
      Ai está o Gabarito solicitado, Desejo sorte!
      Modelo P2
      História Geografia Português Inglês Espanhol
      1 – B 11 – A 21 – A 31 – B 31 – C
      2 – A 12 – A 22 – D 32 – C 32 – C
      3 – C 13 – C 23 – B 33 – B 33 – C
      4 – A 14 – C 24 – A 34 – B 34 – D
      5 – B 15 – D 25 – D 35 – D 35 – D
      6 – B 16 – C 26 – D 36 – A 36 – E
      7 – B 17 – B 27 – B 37 – E 37 – A
      8 – D 18 – C 28 – A 38 – C 38 – A
      9 – E 19 – A 29 – C 39 – A 39 – D
      10 – E 20 – D 30 – C 40 – B 40 – B

      Cidade set 11, 2011
  • paula
    set 11, 2011

    Professor, os candidatos com outro tipo de prova não têm como saber o gabarito.
    O Sr. poderia colocar as palavras inicias de cada questão para sabermos nosso gabarito.
    A minha prova era P2. Obrigada.

    paula set 11, 2011
    Responder
  • Eduardo
    set 11, 2011

    Qual modelo de prova???

    Eduardo set 11, 2011
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *