Blog

Leia nossas últimas notícias

Fabrícia Conceição de Carvalho – 9° QCO Enfermagem 2015

“Levantar-me-ei…”

(apóstolo São Paulo)

 

Olá! Meu nome é Fabrícia, moro em Conselheiro Lafaiete – MG e é uma honra publicar este depoimento; espero que estimule a todos que realmente desejam a concretização do sonho: Exército Brasileiro.

Resolvi intitular meu depoimento com uma frase que me tocou este ano, ao ver um programa de um evangelizador; pois essa, de fato, condiz com tudo que vivenciei para chegar até aqui! Estudo para concursos desde setembro de 2010, antes mesmo de concluir minha graduação em Enfermagem. Em minha cidade, não há cursos preparatórios, pois é interior de Minas Gerais, apenas a distância. Então, sempre estudei sozinha.

Concluí a graduação em janeiro de 2011 e, desde este período, eu só consegui empregos temporários, mal remunerados ou que eu não fosse respeitada. Passei em um processo seletivo em 2012, porém, fui desligada quando estava em treinamento. Então, eu voltava a iniciar uma rotina que havia vivenciado antes deste meu último emprego e, que, agora, iria vivenciar novamente; não foi fácil recomeçar! Enviei currículos, participei de entrevistas, tentei residência e fui reprovada na fase de análise curricular, enfim, nada consegui. Então, veio a pretensão de carreira militar iniciada em dezembro de 2012 com o edital de oficiais de saúde da Polícia Militar de MG. Ao visualizar o edital, subestimei-me e pensei: “Acho que é demais para mim!” Porém, quis arriscar e comecei logo a estudar, pois visualizei a chance de eu obter o respeito que sempre almejei na Enfermagem. Comprei livros, baixei materiais na internet… Até que, em fevereiro de 2013 o edital foi temporariamente suspenso sem previsão de retorno.

Isto me decepcionou e muito, mas não me fez perder a dedicação aos estudos com a qual havia me imposto. Enquanto o edital não reabria, eu participei de outros concursos, porque tinha medo de ficar desempregada por muito tempo: concurso para soldado da Polícia Militar, auxiliar administrativo da Polícia Militar, analista da Polícia Civil e não fui aprovada em nenhum. Em maio de 2013, surge o edital do corpo de oficiais de Saúde da Marinha, quis tentar porque o edital coincidia um pouco com o da PMMG.  Bruno, um amigo, buscou livros para mim na faculdade em que me formei – UNIPAC; comprei alguns outros livros, mas não todos devido ao custo. Estudei sem curso preparatório.

Quando publicaram a relação de candidatos por vaga: 849 para cada uma das 6 vagas, pensei: “Impossível de eu me classificar.” Mas, como estava estudando e dedicando, quis tentar. Havia dito à minha mãe que ficaria na casa de uma colega de residência de meu amigo, que também estava cursando residência no Rio de Janeiro, o local da prova.     Contudo, às vésperas do concurso, ele me avisa que havia ocorrido um imprevisto e que eu não poderia ficar na casa de sua amiga. Desesperei-me, mas mantive o que havia dito à minha mãe, senão, ela não iria permitir eu prestar o concurso, já que não teria lugar seguro para ficar no RJ. Foi então, que rezei muito e pedi à Nossa Senhora e ao meu Senhor que me abençoassem durante o translado e com um local seguro em que eu pudesse dormir para fazer a prova, pois o que achava na internet eram hotéis muito caros. Então, parti sem local para me hospedar porque queria muito fazer a prova!

Durante minha viagem ao Rio de Janeiro, conheci no ônibus uma pessoa muito boa: Rita, que me indicou um ótimo hotel para eu me hospedar. Assim, consegui dormir em um local adequado para fazer a prova no outro dia.

Quando corrigi o gabarito, obtive 76 em 100 pontos na prova. Dobrei os joelhos neste dia e agradeci a Deus, mesmo não sabendo se iria classificar. Comecei logo a treinar natação, pois não sabia nada e tinha pavor! Mas, quando se quer realmente algo, ultrapassamos limites. Aqui, faço meus agradecimentos à professora querida Adriana, a responsável pelo meu atual gosto pelo esporte.

Surge o resultado e, por um milagre, estava em 8° lugar dos 20 classificados no Brasil. Aquilo me emocionou tanto, pois nunca imaginaria prestar um concurso nacional, concorrido como esse, e conseguir a classificação. Porém, apesar de ter sido aprovada na inspeção de saúde e no teste físico, fui reprovada na fase de títulos. Neste momento, faço um parêntese e agradeço aos amigos suboficiais e a cabo que conheci na Marinha, eles sabem o porquê.

Neste mesmo ano, surge o edital do Exército e, assim, começa minha trajetória de estudos para ele. Em 2013, participei do concurso devido à minha pretensão de carreira militar e experiência com o certame da Marinha, neste mesmo ano. Não estudei para merecer a aprovação, mas classifiquei-me em 31° na majoração.

Neste momento, não posso me esquecer de referenciar quatro pessoas queridas que conheci neste certame e que, de alguma forma, contribuíram com a minha aprovação hoje:

– Tenente Gicele de Souza Vieira: obrigada por ter mostrado o caminho à EsFCEX: estudo, dedicação e fé. Obrigada pelos materiais e por indicar o excelente curso preparatório CIDADE;

– Tenente Marilene Bueno: obrigada pelos materiais, orações e o “amuleto” que me destes e que me acompanhou durante as provas. Você foi o meu exemplo durante a preparação;

-Tenente Raquel de Almeida: obrigada pela força, carinho, altruísmo e por apresentar-me pessoas que, hoje, são meus amigos queridos e que também fizeram parte desta caminhada, os quais, citarei logo.

– Tenente Claudielle Michaelsen: obrigada pelos materiais, apoio e por me fazer acreditar que: “é só estudar guria, que tu consegue!”

E assim, começam meus estudos para o certame de 2014. Como estava desempregada há 2 anos e somente na fase de estudos para concursos, resolvi dedicar-me integralmente à EsFCEX e deixar de lado a Polícia Militar. O motivo: passei pelos testes no Exército, quando fui majorada, e encantei-me pela instituição, pelas pessoas que conheci e profissionais no Colégio Militar de Belo Horizonte.

Portanto, indico a todos que passarem na majoração, que participem de todas as fases, pois isto serve de estímulo para a aprovação! Àqueles que não classificaram entre as vagas ou majoração, não se preocupem. Isto não é incapacidade! É apenas questão de adequação do ritmo de estudos e de momento de Deus para vocês!

Também oriento àqueles que realmente desejam o militarismo como carreira, que dediquem SOMENTE aos estudos para ele, pois o conteúdo é extenso e se vocês estudarem para outros concursos sairão do foco e a aprovação estará longe de ocorrer.

As pessoas dizem que a prova do Exército é a mais difícil de todas as forças armadas; sinceramente, difícil é aquilo que você não se preparou adequadamente.

Comecei os estudos em janeiro: elaborei resumos digitados de manuais do Ministério da Saúde, de livros da bibliografia, colori mapas do Brasil e os fixei em meu guarda-roupa, para facilitar a memorização, além de imprimir resumos para leituras; não deixei de estudar um só dia. Não colocarei as horas de estudo que dediquei, pois estudar, adquirir conhecimento, é subjetivo e cada um precisa encontrar a forma exata que se adéque à sua rotina. O que importa não é o quantitativo de horas, mas o qualitativo das informações recebidas mediante à dedicação e disciplina!

Li quase todos os livros da bibliografia, entre eles: “Terapia Intensiva: Enfermagem” de Knobel, “Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica: Brunner e Suddarth” de Smeltzer, et al, “Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria” de Videbeck, “Infecção Hospitalar” de Couto, et al, “Manual de Psiquiatria Clínica” de Saddock, “PHTLS”; li todos os manuais do Ministério da Saúde do edital e fiz mapas mentais sobre eles.

fabricia-foto2

É preciso que vocês leiam todos os manuais em todas as suas páginas, uma vez que, se trata de um certame de uma instituição militar em que sempre são cobrados manuais do Ministério.

Inscrevi-me em um excelente curso preparatório EAD, o meu primeiro: curso CIDADE. Por indicação das tenentes Gicele e Marilene, além de depoimentos do site Rumo à EsFCEX, inscrevi-me no curso e o comecei em fevereiro. Não perdia uma só aula, tive muito apoio do coordenador do curso, a quem eu presto meus agradecimentos e é um dos responsáveis por esta vitória: Tenente Cidade.

Uma dica: antes de estudar, eu sempre orava e pedia muito a Deus: sabedoria, força, disciplina e fé, pois a dedicação é intensa devido ao quantitativo bibliográfico. Então, sempre coloquem Deus em primeiro lugar em tudo que fizerem, pois é Ele quem concede a bênção, nós, somos apenas Seu instrumento!

Outra dica: tirem um momento para descansar, como no domingo, pois mente cansada não adquire informação. Se assistirem televisão, aproveitem para ver filmes que o professor Adriano ou Sormany indicarem, pois assim, também estarão estudando de forma sutil. Não desperdicem tempo com programas fúteis, redes sociais ou saídas em todos os finais de semana. Se vocês querem passar neste concurso, precisarão de disciplina e dedicação. E façam atividade física, pelo menos uma vez por semana. Ela ajuda e muito na cognição e aprendizado!

Quanto ao curso Cidade, o que possa detalhar é que seus materiais são ótimos, a equipe de professores comprometida e as indicações bibliográficas necessárias para a prova: “História Concisa do Brasil” de Boris Fausto, “O Brasil: território e sociedade no início do século XXI” de Santos e Silveira, “Geografia do Brasil” de Coelho e Terra, “Ser protagonista” livro de geografia do ensino médio de Sampaio e “Da monarquia à república” de Emília Viotti, além das apostilas e simulados todos os finais de semana.

fabricia-3

Mais uma dica: compartilhem seus resumos e informações com colegas, para troca de saberes. Façam grupos ou dupla de estudos com quem realmente acharem que irão contribuir ao conhecimento de vocês. Hipócrita àquele que pensa que, repassar informação é ajudar seu concorrente. Ao contrário! Conhecimento é subjetivo e cada um tem um entendimento acerca de determinado assunto.

Portanto, não temam o compartilhamento de saberes e ajudem os colegas que realmente merecerem, pois a sua vaga está guardada e o colega não a tirará; o único responsável por isto é você mesmo!

Em suma, acreditem que: TODOS nós temos capacidade para a aprovação neste concurso, bastam apenas fé, dedicação e perseverança!

Agora, faço agradecimentos a pessoas muito especiais que me acompanharam, torceram e participaram de minha trajetória rumo à EsFCEX 2015:

– Aos meus pilares:

deus maria

E minha família, em especial, os meus exemplos: Cleuza (mãe) e Flaviane (irmã).  Obrigada por acreditarem em mim quando eu nem mais acreditava, amo vocês!

fabricia-4

– À minha amiga: Luciana Souza. Por me acolher sempre quando precisei, acreditar em mim e dizer as palavras certas nos momentos certos.

– Às minhas cangas: Suziene Dantas e Shaiene Nogueira. Eu as adoro e em breve estarei comemorando a vitória de vocês!

– Aos amigos queridos: Elaine (te adoro e logo você será a próxima!), Claudiano, Mayna (prima), Sara, Nucyla, Rosélia, Lisiele, Marly, Felipe, pastor Dantas e todos os membros de sua igreja, Joana, Daiana e Wyllner. Obrigada pelo companheirismo, amizade, consideração e torcida!

– Ao meu exemplo como docente e enfermeira: professora Ms. Anadias Trajano. Obrigada pelos dizeres em sala de aula e e-mails!

– À educadora física: Sônia. Obrigada pela amizade, apoio e crença de que, um dia eu alcançaria minha vitória.

– Às novas amigas: Maria Tereza, Bruna Olegário e Jaqueline. Vocês me acompanharam até o dia do resultado. Obrigada pelo companheirismo! Em breve, vocês serão as próximas na lista dos aprovados!

– Aos professores Patrícia e Wagner: por terem me ajudado na preparação para o teste físico. Vocês também são os responsáveis pela minha vitória.

– E a todos que, de alguma forma, ainda que eu não tenha citado aqui, torceram e acreditaram em mim.

Apesar dos tropeços que a vida me proporcionou e as várias tentativas em concursos sem sucesso: um total de 16 foi na 17ª que eu alcancei minha vitória e conquistei minha felicidade! Portanto, que a cada óbice, queda, decepção, cansaço ou pessoas e pensamentos negativos, vocês NUNCA parem de lutar e possam dizer: “Levantar-me-ei!”

https://www.youtube.com/watch?v=zx7QrUOScXw

https://www.youtube.com/watch?v=fkdWwKyqJuo

 

Fabrícia Conceição de Carvalho – 9° QCO Enfermagem 2015

9 comentários

  • Raquel
    nov 5, 2016

    Nossa que depoimento lindo!!!
    E as músicas então no final? Maravilhosas!!!!

    Obrigada por dividir conosco essa vitória e fé em Deus!

    Parabéns!!

    Raquel nov 5, 2016
    Responder
  • Vanessa Galrão
    set 4, 2016

    Olá, lí seu depoimento e fiquei muito emocionada primeiro com a forma como colocas Deus em primeiro lugar sempre em tua vida, sua vitória foi mais do que merecedora! Segundo, com a sua determinação em saber de fato o que quer, imagino sujas lutas diárias, sim imagino apenas pois só quem sabe de fato, é o nosso pai altíssimo Deus que esteve sempre contigo e vc que passou por todas elas. Estou num momento difícil da minha carreira mas, ler o seu depoimento me ascendeu a vontade de reagir, lutar pelo que eu realmente quero e aumentar minha fé em Deus pois sei que ele está comigo e não me abandona em momento algum. Muito obrigada pelas palavras! Um forte abraço de alguém que admira a sua garra e que, após ler seu depoimento, sentiu um sentimento verdadeiro de felicidade pela sua vitória, isso sem ao menos conhecer vc! Quem sabe seremos colegas. Abraços.

    Vanessa Galrão set 4, 2016
    Responder
  • ALAN
    dez 5, 2015

    Parabéns! Eu entrei na fila este ano e sua história me motivou muito! Estava muito triste com a desvalorização da enfermagem, mas vejo no exército a motivação que precisava, não que lá tbm não teremos dificuldades, mas só de sabermos que somos valorizados já é o bastante.

    ALAN dez 5, 2015
    Responder
  • jun 25, 2015

    Mais uma vez me emociono com história de vida e persistência!!! servem de exemplo a cada dia dia para eu, seus demais amigos e pessoas que lêem esse depoimento se dediquem a seus sonhos!!! Admiro muito e espero em breve estarmos juntas fisicamente para podermos comemorar sua conquista mais que merecida!!! Que deus continue te abençoando sempre!!!

    Maria Tereza Almeida jun 25, 2015
    Responder
  • ALLAN ELOY
    jun 23, 2015

    Que belo depoimento!! Me inspira cada dia mais!!

    Parabéns e sucesso!!

    ALLAN ELOY jun 23, 2015
    Responder
  • Marly Martins
    mar 28, 2015

    Estimada Fofinha Linda conseguiste a benção da classificação sim, mas foi com muita dedicação, insistência, perseverança e foco, sem dúvida e todo este esforço valeu a pena, pois agora és Tenente aluna do QCO. Tu és mais um exemplo de determinação para mim e para outrem também, sem dúvida o que abriste mão para conseguir a aprovação não foi nada fácil, mas quem disse que seria? Pois a cada dia tu recebia força do Senhor para ir mais e mais incansavelmente, aí está o resultado. Gostaria muito de ter sido classificada no ano passado e estaríamos juntas em Salvador, mas não foi a minha hora, porque para cada um chegará o momento certo, conforme é a vontade de Deus. Muito orgulhosa e feliz por ti! Saibas que és muito ESPECIAL e um prazer enorme de tê-la como amiga. Deus irá abençoá-la ainda mais, isso é só o começo que estais colhendo. Continuas firme e tudo dará certo! 🙂

    Bjos e ficas sempre com Deus!

    Marly Martins mar 28, 2015
    Responder
  • Elaine Miguel
    mar 27, 2015

    Amiga querida, sei o quanto você lutou e o quanto mereceu essa conquista!
    Sua trajetória de fé me faz acreditar ainda mais que tudo está nas mãos de Deus!
    Quando estou desanimada e vejo suas anotações nos materiais que me emprestou a fé se reaviva dentro de mim!!!!
    E lembro que preciso me levantar e lutar! Sigo acreditando que meu esforço será compensado e comemorar sua vitória é um grande presente! Sei o quanto você merece!!!!
    Que Deus te ilumine cada dia mais tanto na Escola e como em toda trajetória profissional!
    Te conhecer foi um presente que essa caminhada me deu!!!!
    Um grande beijo, com muita saudade de você!!!!

    Elaine Miguel mar 27, 2015
    Responder
  • Shaiene Nogueira
    mar 27, 2015

    Minha “canga” querida, era assim que nos chamávamos na esperança de passarmos juntas neste certame!
    Nosso desejo não se realizou, mas sim a vontade de Deus, pois tudo nessa vida tem o tempo determinado de Deus, toda promessa do Senhor passa pelo teste do tempo.
    Você foi provada por Deus, mas lutou, persistiu, não desistiu e venceu!
    Sua vitória foi merecida demais!
    E como sempre lhe disse e continuo a lhe dizer: você é um exemplo de fé, determinação e coragem para mim.
    Obrigado por me proporcionar sua amizade!
    Que Deus continue te abençoando cada dia mais e mais nessa nova jornada de sua vida!
    Espero um dia poder lhe conhecer pessoalmente!
    Bjusss

    Shaiene Nogueira mar 27, 2015
    Responder
    • Priscila
      jul 25, 2016

      Olá. Gostaria de saber sobre o curso cidade se vale a pena. Cel: 92 99266-3413

      Priscila jul 25, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *