Blog

Leia nossas últimas notícias

DEPOIMENTO – ROBERTO – 4º LUGAR CONTABILIDADE

Olá futuros Tenentes!!!

Meu nome é Roberto da Silva Júnior e fui o 4º colocado de Ciências Contábeis no concurso para compor CFO/QC – EsFCEx 2015/2016.

Sou Roberto e fui o 4º colocado da ESFCEX 2016, na área de Ciências Contábeis. Encorajado pelos depoimentos dos colegas, vou contar um pouco da minha trajetória também. Atualmente, sou 3º Sgt da Aeronáutica, mas minha carreira começou em março de 2003, quando ingressei na FAB como recruta. Nessa época não queria seguir carreira, apesar de admirar vários aspectos da caserna. Em 2004, iniciei a graduação em Ciências Contábeis, neste mesmo ano fui aprovado em um concurso interno para Soldado Especializado, o que me acrescentou mais dois anos no tempo restante de serviço. Segui a graduação e no ano em que me formei, 2008, passei em outro concurso interno, dessa vez para cabo. Esse ano é importante, pois foi quando conheci a ESAEX, antigo nome da ESFCEX, e achei uma boa oportunidade. Como tive que viajar para Canoas-RS, para fazer o curso de cabo, comprei as apostilas do CPREM, pensando, ingenuamente, que iria estudar durante o curso. Como era de se esperar, não estudei nada e, quando voltei, já havia deixado de lado esse objetivo e estava pensando em fazer a prova da EEAR, que seria ainda no ano de 2009. Fiz o concurso da EEAR, passei, me formei e esqueci completamente da ESFCEX, só lembrando no final de 2013, quando decidi definitivamente me dedicar a este concurso.

Roberto Jr

No ano de 2014, pesquisei os cursos disponíveis e encontrei o Curso Cidade. Lembro que o próprio Cidade pegou o telefone do atendente e tirou minhas dúvidas, seu entusiasmo me convenceu na hora. Então, a batalha que todos nós conhecemos começou, deparando-me com História e Geografia, matérias que há anos não via Contabilidade de Custos, Gerencial e muitas contas no papel. Mesmo com as dificuldades, estava motivado e determinado, assistindo às aulas que o Curso oferecia e fazendo os simulados. Nesse momento, ainda no começo do ano, cometi meu primeiro erro, voltei minha atenção para o concurso de oficial da Aeronáutica (QOAp). Na esperança de conciliar ambos, parei de estudar as matérias de Gerais e me concentrei no edital do QOAP, pensando que estaria avançando na específica, foi a pior decisão que tomei. No fim das contas, a prova da Aeronáutica foi em maio, fiquei na reserva, mas perdi 3 meses estudando o que não caía na ESFCEX, o que, hoje, eu vejo como uma das coisas que não permitiram minha aprovação no EB. Fiquei muito triste por não passar em nenhum dos dois certames e só consegui retornar realmente aos estudos, em janeiro, com o curso, coisa que não aconselho, pois foi tempo de estudo perdido.
Contei toda essa história, desculpem-me o falatório, para alertar sobre a importância do FOCO, acho que é a coisa mais importante no concurso da ESFCEX. É uma banca singular e deve ser estudada com exclusividade, por isso é preciso estar decidido pela carreira de QCO. O Curso Cidade ajuda muito nesse aspecto, uma vez que o material e as aulas são totalmente pensadas para a ESFCEX, tornando o estudo mais direcionado. Além do foco total, uma lição aprendida nesse ano, diferentemente do ano passado, foi a resolução doentia de exercícios, na minha opinião não existe forma melhor de assimilar o conteúdo e acostumar com a forma de cobrança. O curso proporcionou uma quantidade muito boa de exercícios de Gerais e Específica, no entanto, para Contábeis assinei os sites Questões de Concursos e Tec Concursos e fiz todos os exercícios que pude, foi o que fez a diferença, definitivamente, na minha aprovação.
Para finalizar, gostaria de exaltar a importância da família no processo de estudo. No meu caso, minha mãe que me apoiava do RJ e minha querida esposa, meu porto seguro, que cuidou de tudo enquanto eu hibernava no canto da sala com livros e folhas de exercício, me levantou quando estava cansado e desanimado, enfim, sem ela não teria conseguido.
Agradeço a todos os professores do Curso Cidade e aos colegas de EAD que me auxiliaram, direta ou indiretamente, nessa caminhada.

Parabéns aos aprovados e Força para os que ainda serão não parem de estudar, a tristeza de não alcançar o sonho neste momento deve ser substituída por determinação e sede de vitória. A hora chegará para todos aqueles que persistirem no caminho sem olhar para as dificuldades, aprimorando-se, até que o conhecimento necessário se acumule e a confiança, dada pelos momentos de privação, os retribua com o nome na lista de classificados.

Deus abençoe a todos nessa jornada.

Roberto da Silva Júnior

4º Colocado no concurso da EsFCEx 2015/2016 – Ciências Contábeis

2 comentários

  • Andresa Oliveira
    abr 6, 2016

    Parabéns Silva Junior, nos formamos no curso de sargento da EEAR. Muito orgulhosa fico em saber que um guerreiro CAÇADOR conquistou essa grande vitória. Deus ajuda a quem cedo madruga e você fez a sua parte e alcançou sucesso. PARABÉNS!!! SGT ANDRESA FAB

    Andresa Oliveira abr 6, 2016
    Responder
  • dyonyson
    dez 9, 2015

    Parabéns! Sucesso esse ano estou na batalha.

    dyonyson dez 9, 2015
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *