Blog

Leia nossas últimas notícias

Formatura EsFCEx

A Escola de Formação Complementar do Exército – ESFCEX, sediada no bairro Pituba, em Salvador, capital da Bahia, viveu momentos de júbilo, dias 1º e 2/12/2011, com as cerimônias de diplomação e Formatura de Entrega de Espadas a 92 alunos do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar e do Serviço de Saúde do Exército. A Turma de Formandos, todos de nível superior, teve como patrono o “Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque”, sendo integrada por oficiais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social,  Direito,  Enfermagem,  Economia,  Farmácia,  Informática,  Magistério, Odontologia, Psicologia e Veterinária. Integraram o grupo 56 homens e 36 mulheres, que foram declarados Primeiro-Tenente, em suas respectivas especialidades, recebendo a espada de oficial das mãos de seus padrinhos.

Entre os novos oficiais formados na ocasião, que estarão prestando relevantes serviços ao Exército e, por extensão, à Pátria Brasileira, destacamos a jornalista Viviane Cardoso, natural de Alegrete-RS,  que concluiu o Curso na Área de Comunicação Social, classificando-se em primeiro lugar. Quando prestou concurso para a referida Escola,Viviane atuava profissionalmente na Sucursal da RBS em Brasília. Ela é  titular  do Blog Diário a Galope, especializado na divulgação de esportes equestres, nos quais se tornou exímia amazona, cursando a Escola de Equitação do Exército, no ano de 2006. É filha do casal Valter Floriano e Lisete Cardoso, proprietários rurais em Alegrete e domiciliados em Brasília.  Valter é Coronel da Arma de Comunicações, tendo exercido o cargo de Comandante da 13ª Cia Com (São Gabriel-RS) e 12ª Cia Com, sediada em Alegrete, bem como o de Subcomandante do 10º  B Log, com sede na mesma cidade. Lisete é jornalista e advogada, tendo desempenhado a função de Assessora Parlamentar na Capital Federal. A jovem Tenente alegretense irá servir inicialmente no Estado-Maior das Forças Armadas, sediado em Brasília.

Viviane e BilaAlém de seus pais, Viviane foi cumprimentada, na ocasião,  pelo noivo,  Cap de Cavalaria Alisson Maia Bila, Comandante nomeado do Esqd Cmdo da  4ª  Bda Cav Mec (Dourados-MS), pela irmã, jornalista Lisiane Cardoso, repórter da CBN, com atuação  no Palácio do Planalto, pela tia,  professora  Sílvia Pillar, residente em Alegrete,  bem como por seu professor do Curso Preparatório,  Luiz Alberto Tinoco Cidade, Diretor do Instituto de Idiomas Cidade, de Brasília, acompanhado da esposa, Sra. Clara Mariza May e pelo casal alegretense, jornalista Lino Tavares e empresária Tânia Lucho. O evento foi festivamente comemorado pelos familiares e amigos da formando, reunidos em jantares de confraternização,  um dos quais realizado no Baile de Formatura, que teve lugar no clube soteropolitano Fiesta Convention Center, onde foi procedida, no dia anterior,  a cerimônia de  diplomação do Curso de Oficiais.

Entre as tenentes-formandos figurou, também,  a  moradora de Alegrete  Maressa Cristina Almeida Piconcelli, esposa do Cap Fabiano Piconcelli, servindo atualmente no 10º  B Log, com sede nessa cidade. Foi cumprimentada no ensejo pelo esposo e os familiares Henrique Piconcelli, Maria Aparecida Piconcelli, Célia Maria Pires e Celina Pires.  Um dos  fatos marcantes da cerimônia de formatura foi  a diplomação  e inclusão na carreira militar, em caráter excepcional,   de dois Tenentes-alunos,  que perderam dedos da mão em um acidente ocorrido, dia 9 de agosto deste ano,  com um dos ônibus que transportavam o grupo de alunos, para uma instrução no Estado do Rio de Janeiro.  As outras vítimas do acidente foram alvo de homenagens, ao longo do cerimonial,  fruto do sentimento de companheirismo  e espírito de corpo que caracteriza a sã convivência da caserna.

Prestigiaram o acontecimento, com suas presenças, os Generais de Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército, e Rui Monarca da Silveira, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, bem como o General de Divisão Marco Edson Gonçalves Dias, Comandante da 6ª Região Militar, com sede na capital baiana, além de outras autoridades civis e militares. (Na foto, Cap Bila e a noiva Ten Viviane).

Jornalista: Lino Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *