Blog

Leia nossas últimas notícias

Depoimento de Juliana Teodolino – 1ª Lugar Geral EsFCEx 2012

Olá pessoal,

Chamo-me Juliana e sou a primeira colocada de Magistério português e das demais carreiras. Espero colaborar para o crescimento de todos aqueles que almejam a tão sonhada vaga.

Bem, minha história, como a de todos os outros candidatos, apresenta muita superação. Fiz o concurso pela terceira vez (2010, 2011 e 2012) e, pouco a pouco, fui crescendo nos conhecimentos necessários ao concurso.

Em primeiro lugar, desejo que todos superem suas dificuldades, CONFIEM EM DEUS e saibam que o que é nosso sempre está guardado. Os homens podem errar, mas Deus devolve aquilo que merecemos e com bastante bonança.

No concurso de 2011, aconteceram alguns fatos chatos comigo, fatos estes já superados graças a Deus e esses fatos fizeram com que eu me tornasse mais forte e mais capaz. Muitas vezes, devemos reverter as dificuldades para o foco do que queremos e foi o que eu fiz. Espero que os amigos alcancem o sucesso!!!

Com uma carga horária diária e em média de 12 horas diárias, organizei meu estudo da seguinte maneira:

– Semanas temáticas: em cada semana revisava uma matéria;

– Foco total na específica (ainda mais com a mudança que houve na pontuação);

– Material utilizado: material Curso Cidade  (a quem agradeço, pois confiou em mim quando nem eu mesma confiava), apostilas de cursinho (2 anos de curso intensivo), leitura de cada livro da específica (2 a 3 vezes), produção de resumos MANUAIS de cada livro. Quanto aos exercícios, não fiz muitos, mas nos dois anos anteriores eu sempre fiz;

– Análise de todas as provas desde 2003 e produção de resumo com base no conteúdo de cada questão. Com esse estudo, percebi que houve questões copiadas de anos anteriores (como a questão de globalização em Geografia).

– Livros de conhecimentos gerais: Boris Fausto e Eustáquio de Sene (geog.);

Nessa junção de procedimentos, alcancei a pontuação de 39 pontos em minha específica.

Entrei na prova, fiz a minha oração de costume e fui cumprimentada por TODOS os alunos do curso deste ano (com exceção de raríssimos) que são meus amigos eternos. Na noite anterior, todos se reuniram e me deram todo suporte pra confiar em quem eu sou.

Sou formada pela UFRJ e com mestrado pela mesma instituição. Minha caminhada se inicia dentro de casa observando a brilhante carreira do meu pai (militar da Marinha). Os alicerces fundamentais foram: meu Deus, meu esposo, minha família e meus amigos. A corrente de oração foi ENORME e isso foi fundamental.

Gostaria também de frisar que o concurso da ESFCEX avalia alguns conhecimentos apenas, ou seja, não é este concurso que determina quem é ou não o bom profissional. Digo isto para aqueles que não conseguiram a aprovação, pois muitas vezes achamos que é falta de competência, quando não é, porque há muitos fatores envolvidos. Ou seja, mantenham-se FIRMES.

Pena que por motivos diversos não pude compartilhar todos os conteúdos do curso online, como gostaria.

O Exército Brasileiro é uma casa muito árdua, mas muito compensadora também!! Vale a pena SEMPRE!!

Então, é isso, aguardo os queridos colegas dia 04/03 para uma jornada dura, porém deliciosa!

Beijos grandes,

Com carinho e orações,

Juliana da Costa Teodolino.

1º lugar geral e Magistério português

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *