Prova de Bolsas para os cursos da EsFCEx, EsPCEx, AFA, EFOMM, EEAr,  EsSA, EPCAr/CMB,  no dia 27 Out 12 das 10 às 12h.

Garanta sua vaga agendando sua Prova de Bolsas.

ATENÇÃO:

1. As matrículas realizadas até o dia 31 de dezembro contará com um desconto especial.

2. O descontos nas mensalidades poderá variar de 10% a 100%.

Se necessário faremos um SORTEIO DE BOLSAS para preencher as 100 vagas destinadas ao concurso de bolsas.

O Curso Cidade se dedica ao Ensino Preparatório com tradição nos 20 Anos de atuação em Brasília.

RELAÇÃO DOS APROVADOS

Ao promover a Prova de Bolsas para as Escolas Militares, o Curso Preparatório Cidade tem como objetivo auxiliar os futuros alunos interessados em ingressarem nas Escolas Militares a desenvolverem suas potencialidades, oferecendo a todos os candidatos por meio de descontos no valor das mensalidades, maior oportunidade para um estudo de Alta Qualidade, no Curso que registra altos índices de aprovação na Capital Federal.

Provas de Bolsas EsFCEx

Constituir-se-á de uma prova objetiva com 2 horas de duração:

A Prova será constituída por 4 disciplinas: Português, História, Geografia, Inglês ou Espanhol,  e será composta de 10 questões de múltipla-escolha por matéria, com cinco alternativas, onde apenas uma estará correta.

As notas serão calculadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem), com aproximação de milésimos, obtida pela média aritmética das notas que obtiver em cada uma das provas do concurso: Nota de Português (N P), Nota de História (N H), Nota de Geografia (N G) e Nota de Inglês (N I) ou Nota de Espanhol (N E). O cálculo para obtenção da NFCB (Nota Final do Concurso de Bolsa) será efetuado por meio da seguinte fórmula: NFCB = [( N P) + (N H) + (NG) + (N I ou N E)] /4

Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, tampouco livros, apostilas, cadernos ou outras anotações.

Será eliminado da Bolsa o candidato que:

  1. utilizar-se de qualquer material não autorizado;
  2. der ou receber auxílio para a execução da prova;
  3. cometer ato grave de indisciplina;

Classificação:

Para fins de concessão de bolsas, os candidatos serão relacionados em ordem decrescente de média, segundo os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:

Em caso de igualdade na classificação, ou seja, mesma NFCB para mais de um candidato, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, na ordem de prioridade abaixo estabelecida:

I – maior nota na prova de Conhecimentos Língua Português;
II – maior nota no conjunto dos itens de Língua Portuguesa e História do Brasil ; ou
III – maior nota no conjunto dos itens de Língua Português, História do Brasil e Geografia do Brasil.
IV – maior nota no conjunto dos itens de Conhecimentos Gerais e da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

Parágrafo único.

Caso persista o empate, após utilizados os critérios dos incisos de I a IV , será mais bem classificado o candidato que possuir maior idade.

Critérios para a concessão das Bolsas:

Para o 1º lugar:
O desconto será de 100% e o candidato deve obter a média 8,000 (oito) ou mais, se a média for inferior a bolsa será de 50%;
2º lugar: O desconto será de 50%;
3º lugar: O desconto será de 40%,
4º até o 10 lugar:
O desconto será de 35%,
11º até o 30º lugar: O desconto será de 30%, respectivamente;
31º lugar até o 50º colocado, desde que a média supere 5,000 – o desconto será de 25%;
51º lugar até o 100º colocado, desde que a média supere 5,000 – o desconto será de 10%;

Será desclassificação o candidato que não alcançar a média 5,000

As Provas de Bolsas serão realizadas nas confortáveis dependências do IIC.

Inscrições serão gratuitas:

Poderão ser efetuadas na secretaria do Curso das 9h às 20h ou pela Internet, no site www.iic.pro.br, em Pré-Matrícula, o mais breve possível, tendo em vista o reduzido número de vagas – 25  por turmas.

Relação dos assuntos – EsFCEx

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Ortografia.
2. Acentuação.
3. Classe, estrutura e formação das palavras (morfossemântica).
4. A oração e seus termos (morfossintaxe).
5. Concordância verbal e nominal.
6. Regência verbal, regência nominal e emprego da crase.
7. O texto e a construção de sentidos.
8. Coerência, coesão e intertextualidade.
9. Emprego dos tempos e modos verbais.
10. Pontuação.
11. Fenômenos semânticos (metáfora, metonímia, sinonímia, antonímia, eufemismo, hiperonímia, ambiguidade, vaguidade, polissemia, homonímia).
12. Gêneros e tipos textuais.

HISTÓRIA DO BRASIL

1. BRASIL COLÔNIA: ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

a. Capitanias Hereditárias e Governos Gerais.
b. Os principais ciclos econômicos: açúcar, mineração, gado e comércio.
c. Os povos indígenas e a ação jesuítica.
d. A camada senhorial e os escravos.


2. O AVANÇO DA COLONIZAÇÃO E A EXPANSÃO TERRITORIAL

a. As invasões holandesas.
b. A conquista do interior: entradas e bandeiras.
c. Tratados e limites.


3. EXPLORAÇÃO E CONFLITOS

a. O monopólio comercial português.
b. Os movimentos nativistas e anticoloniais.


4. A TRANSFERÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL
a. Implantação da estrutura burocrática.
b. A política expansionista de Dom João.


5. A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E O PRIMEIRO REINADO

a. As lutas pela independência.
b. A Constituição de 1824.
c. D. Pedro I: da impopularidade à abdicação.


6. A POLÍTICA NO PERÍODO REGENCIAL

a. A Guarda Nacional.
b. O Ato Adicional.
c. As revoltas regenciais.


7. D PEDRO II: APOGEU E CRISE DO IMPÉRIO

a. A consolidação da ordem interna: Liberais e Conservadores.
b. Centralização X Parlamentarismo.
c. Modernização: economia e cultura na sociedade imperial.
d. A escravidão e a abolição.
e. Política externa: as questões platinas e a Guerra do Paraguai.


8. A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

a. Moderados, radicais e positivistas: o avanço das idéias republicanas.
b. Transformações econômicas e sociais: transição para o trabalho livre.
c. A imigração européia.
d. A Constituição de 1891: os militares e a consolidação da República.


9. A REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS

a. A política dos governadores e a política do “café-com-leite”.
b. O coronelismo e as fraudes eleitorais.
c. Os movimentos sociais no campo e nas cidades.
d. Tenentismo.
e. A Semana de Arte Moderna.
f. Federalismo e presidencialismo.


10. O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS
(1930-1945)

a. A Aliança Liberal e a Revolução de 1930.
b. O Governo Provisório (1930-1934) e a Revolução Constitucionalista.
c. O Governo Constitucional (1934-1937) e a Intentona Comunista.
d. O Estado Novo (1937-1945): populismo e intervenção do Estado na economia.


11. A POLÍTICA NO BRASIL PÓS-1945

a. A crise do populismo varguista.

b. O governo JK e o desenvolvimentismo.

c. A crise Institucional dos Governos Quadros e Goulart.

d. As reformas de base e a intervenção militar.


12. O BRASIL PÓS-64

a. Os Atos Institucionais.
b. Os movimentos estudantil e operário.
c. O milagre econômico.
d. A campanha das Diretas Já.


13.
A NOVA REPÚBLICA

a. O governo José Sarney: o Plano Cruzado e a Constituição de 1988.
b. Fernando Collor de Mello: do Plano Collor ao impeachement.
c. Fernando Henrique Cardoso: as relações internacionais e o modelo neoliberal no Brasil.


GEOGRAFIA DO BRASIL

1. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

a. O território nacional: estado, nação, soberania, fronteiras e limites.
b. A inserção da economia brasileira no processo de globalização da economia, o Brasil e o Mercosul, o desenvolvimento econômico e os indicadores sociais no Brasil.
c. O espaço industrial brasileiro, processo de industrialização, concentração e desconcentração da indústria no Brasil, impactos econômicos, ambientais e urbanos.
d. A urbanização, estrutura, rede e hierarquia urbana brasileira e os problemas urbanos brasileiros.
e. A rede de transportes e comunicação brasileira, sua estrutura e evolução.
f. O espaço rural brasileiro, a estrutura fundiária e problemas sociais rurais no Brasil, a dinâmica das fronteiras agrícolas, os impactos ambientais e a modernização da agricultura.
g. A formação, estrutura e dinâmica da população brasileira, mercado de trabalho, exclusão social e pobreza, os movimentos migratórios, reflexos sociais e espaciais e a divisão regional do trabalho.


2. A QUESTÃO REGIONAL NO BRASIL

a. A regionalização do país.
b. O planejamento regional no Brasil.
c. As regiões brasileiras, especializações territoriais produtivas.
d. A Amazônia no espaço brasileiro.


3. O ESPAÇO NATURAL BRASILEIRO – SEU APROVEITAMENTO ECONÔMICO E O MEIO AMBIENTE

a. Aspectos morfoclimáticos do território brasileiro, as bases geológicas do Brasil, as feições e as classificações do relevo brasileiro.
b. Aspectos biogeográficos do território brasileiro.
c. A dinâmica climática no Brasil.
d. Os recursos minerais.
e. As fontes de energia e as políticas energéticas.
f. A biosfera e os ecossistemas no Brasil.


LÍNGUA ESPANHOLA

1. Lectura comprensión e interpretación textual.
2. Acentuación / Ortografia.
3. Artículos determinados (contracciones AL y DEL) e indeterminados.
4. El artículo Neutro-Lo y su uso.
5. Reglas de eufonía del articulo definido.
6. Numerales: cardinales y ordinales.
7. Sustantivos: género y número.
8. Adjetivos: género y número.
9. Pronombres personales: tónicos y átonos / los demostrativos, posesivos, indefinido, relativos.
10. Preposiciones.
11. Conjunciones.
12. Empleo de y / e; o / u.
13. Adverbios.
14. Empleo de Muy y Mucho.
15. Fonética.
16. Verbos regulares e irregulares: tiempos simples y compuestos.
17. Oraciones simples y compuestas y sus elementos sintácticos.
18. Vocabulario básico.
19. Sinonímia y antonímia.
20. Semántica: divergencias léxicas entre el portugués y el español.
21. Lectura e interpretación de imágenes.


LÍNGUA INGLESA

1. Pronouns: subject, object, possessive, interrogative, demonstrative, indefinite.
2. Verb tenses: simple present, simple past (regular and irregular verbs), present continuous, past continuous and future (will and going to), present perfect.
3. Modals: can, could, will, would, should and must.
4. Adjectives: comparative and superlative forms.
5. Adverbs: time, position of adverbs, manner and frequency.
6. Prepositions: time, place and location.
7. Articles: definite and indefinite.
8. Quantifiers: many, much, (a) few, (a) little, a lot and some.
9. Sentences: affirmative, negative and interrogative.
10. Reading comprehension.

Prova de Bolsas – EsPCEx – AFA – EFOMM – EEAr – EsSA e EpCAr/CMB

A Prova será constituída por 2 disciplinas:  Matemática e Português e será composta de 10 questões de múltipla-escolha por matéria com cinco alternativas, onde apenas uma estará correta.

As notas serão calculadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem), com aproximação de milésimos, obtida pela média aritmética das notas que obtiver em cada uma das provas do concurso: Nota de Matemática (NM) e Nota de Português (NP). O cálculo para obtenção da NFCB (Nota Final do Concurso de Bolsa) será efetuado por meio da seguinte fórmula: NFCB = [( N M) + (N H+ (NP) ] /2

Relação dos assuntos

MATEMÁTICA

ARITMÉTICA:

1. Operações Fundamentais: adição, subtração, multiplicação, e divisão de números inteiros;
2. Números Primos: decomposição em fatores primos, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e suas propriedades;
3. Frações Ordinárias: idéias de fração, comparação, simplificação, as quatro operações fundamentais, e redução ao mesmo denominador;
4. Números Complexos: unidade e subunidades de ângulos e tempo, operações em grandezas desse tipo, e unidades inglesas usuais;
5. Frações Decimais: noção de fração e de número decimal, operações fundamentais, conversão de fração ordinária em decimal e vice-versa, e as dízimas periódicas e suas geratrizes;
6. Sistema Métrico: unidades legais de comprimento, área, volume, ângulo, tempo, velocidade, massa, múltiplo e submúltiplo;
7. Potências e Raízes: definições, operações em potências, extração da raiz quadrada, potências e raízes de frações, e regras de aproximação no cálculo de uma raiz;
8. Razões e Proporções: razão de duas grandezas, proporção e suas propriedades, divisão em partes direta e inversamente proporcionais, regras de três simples e composta, porcentagem e juros simples.

ÁLGEBRA:

1. Noções sobre Conjuntos: caracterização de um conjunto, subconjunto, pertinência de um elemento a um conjunto e inclusão de um conjunto em outro conjunto, união, interseção, diferença de conjuntos, simbologia de conjuntos e conjunto N dos números naturais, Z dos números inteiros, Q dos números racionais, e R dos números reais;
2. Números Relativos: noção de números relativos, correspondência dos números reais com os pontos de uma reta e operações com números relativos;
3. Operações Algébricas: adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios, produtos notáveis, fatoração, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum de polinômios;
4. Frações Algébricas: expoente negativo, adição, subtração, multiplicação e divisão;
5. Equações: equações e identidades, equações equivalentes, princípios gerais sobre a transformação de equações e sistema de equações;
6. Equações e Inequações do 1º Grau: resolução e discussão de equações, resolução e discussão de um sistema de duas ou três equações com duas ou três incógnitas, artifícios de cálculos, representação gráfica de uma equação com duas incógnitas, significado gráfico da solução de um sistema de duas equações com duas incógnitas, desigualdade e inequação e sua resolução, e resolução de um sistema de duas inequações com duas incógnitas;
7. Números Irracionais: idéias de número irracional, expoente fracionário, radical e seu valor, cálculo aritmético dos radicais e operações com radicais, racionalização de denominadores;
8. Equações do 2º Grau: resolução e discussão de uma equação, relações entre coeficientes e as raízes, sistemas do 2º Grau com duas ou três incógnitas, resolução de equações biquadradas e de equações irracionais;
9. Trinômio do 2º Grau: decomposição de fatores de 1º Grau, sinal do Trinômio, forma canônica, posição de um número em relação aos zeros do trinômio, valor máximo do trinômio, inequação do 2º Grau com uma incógnita, sistemas de inequações do 2º Grau e interseção dos conjuntos.

GEOMETRIA:

1. Introdução à Geometria Dedutiva: definição, postulado, teorema, etc.;
2. Linhas, Ângulos e Polígonos: linhas, ângulos, igualdade de ângulos, triângulos, suas retas notáveis e soma de seus ângulos, quadriláteros, suas propriedades e soma de seus ângulos, construção geométrica e noção de lugar geométrico;
3. Circunferência: diâmetros e cordas, tangentes, ângulos em relação à circunferência, segmento capaz, quadrilátero inscritível e construções geométricas. Linhas Proporcionais e Semelhanças: ponto que divide um segmento em uma razão dada, divisão, harmônica, segmentos proporcionais, média proporcional, segmento áureo, linhas proporcionais nos triângulos, propriedade da bissetriz interna e externa, semelhança de triângulos e polígonos, e construções geométricas;
4. Relações Métricas dos Triângulos: relações métricas no triângulo retângulo e um triângulo qualquer, medianas e altura de um triângulo qualquer;
5. Relações Métricas no círculo: linhas proporcionais no círculo, potência de um ponto em relação a um círculo, relações métricas nos quadriláteros e construções geométricas; 6-Polígonos Regulares: definições, propriedades, ângulo central interno e externo, relações entre lado, apótema e raio do círculo circunscrito no triângulo, no quadrado e no hexágono regular, lado do polígono de 2n lados em função de n lados, para igual a 3, 4 e 6, e número de diagonais;
7. Medições na Circunferência: razão da circunferência para o seu diâmetro, cálculo de “Pi” pelos perímetros, o grau e seus submúltiplos em relação à medida de arcos em radianos, e mudança de sistemas;
8. Áreas Planas: área dos triângulos, dos quadriláteros e dos polígonos regulares, do círculo, do segmento circular, do setor circular e da coroa circular, relações métricas entre áreas e figuras equivalentes.

LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA:
1. Vocabulário: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e aspectos semânticos dos vocábulos – polissemia;
2.Classes de palavras: emprego e flexões, casos particulares;
3. Os termos da oração;
4. O período composto por coordenação e subordinação: valores semânticos;
5. Sintaxe de concordância (nominal e verbal);
6. Sintaxe de regência (nominal e verbal): casos particulares, função e emprego dos pronomes pessoais e relativos e uso do sinal indicador de crase;
7. Sintaxe de colocação pronominal;
8. Sintaxe de pontuação;
9. Acentuação gráfica;
10. Ortografia: emprego de letras e problemas gerais da língua padrão.

EsFCEx (antiga EsAEx), EsPCEx, AFA, EFOMM, EEAr,  EsSA, EPCAr  nos dias abeixo:

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