O primeiro Exame de Suficiência da Classe Contábil em 2015, mais uma vez, teve número recorde de inscrições.  Mais de 56 mil bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade realizam a prova, no dia 22 Abr 15, para obter o registro profissional, em mais de 120 cidades do País.  Só no Estado de São Paulo foram 14,1 mil homologações. O exame foi aplicado das 9h30 às 13h30, horário de Brasília.

Também realizam o exame estudantes do último ano de Ciências Contábeis e os que concluírem o curso técnico antes de 1º de junho de 2015. Esta foi a 9ª edição e a última que permitiu a participação de técnicos em contabilidade.

Após a data de aplicação das provas, o gabarito foi divulgado em até 10 dias, como de costume e a relação dos aprovados sairá em até 60 dias. As informações estarão nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A lista dos locais de prova foi disponibilizada no site da FBC, entidade responsável pela aplicação do exame.

Após aprovado, o futuro profissional deverá procurar o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua jurisdição, com os documentos pessoais necessários.

O exame, aprovado pela Lei nº 12.249/2010 e regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373/2011 e suas alterações, é requisito obrigatório para a obtenção do registro profissional. No Brasil, apenas os cursos de Contabilidade e Direito utilizam esse recurso para medir conhecimento e nivelar o mercado.

Desde que passou a ser obrigatório, o Exame de Suficiência da Classe Contábil já avaliou cerca de 260 mil bacharéis e técnicos em contabilidade em todo o País. Desses, foram aprovados, até o último exame, mais de 108.846 mil profissionais.

Fonte: http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=20090

0 0 vote
Article Rating