O Curso Cidade prepara candidatos aos Exames de Proficiência Linguística do Centro de Estudos de Pessoal (CEP) no idioma Espanhol desde 1992 com elevados índices de aprovação.
Atendendo a pedidos de candidatos e levando em conta a carência de material didático específico, o Curso resolveu lançar o Módulo de Espanhol OnLine, que trata de forma simples, eficaz e objetiva todos os tópicos considerados pela Banca nos últimos 20 anos.
Equipe formada por experientes e capacitados professores como o Drº Daniel Soares, Filho ex-chefe da seção de Espanhol do CEP, Maristella, João Gonçalves e o Prof Cidade,  especialistas nos Exames de Proficiência do CEP, trabalharam com dedicação nos últimos anos na elaboração da Coleção Espanhol / CEP, após pesquisas nos livros da bibliografia indicada, elaborando também as questões para  os Simulados, levantando o percentual de cada tópico cobrado e aqueles pontos prováveis de serem cobrados.
Todo esse empenho resultou no magnífico Curso OnLine, que pela eficácia tornou-se uma excelente ferramenta para todos os candidatos do Brasil que necessitam Habilitar-se no Idioma Espanhol, quer seja para desempenhar missão no exterior, participar da planilha de seleção para missão no exterior ou para habilitar-se ao concurso da ECEME.

Nosso novo curso é com tutoria pois terá acompanhamento e moderação de um professor via Plataforma Moodle, com Fóruns semanais.

CEP Espanhol

Considerando-se que o universo de militares habilitados à seleção para as Missões no Exterior tem se apresentado restrito, com um número limitado de oficiais e praças possuidores de proficiência linguística em outros idiomas (NE 10.247) – é que trabalhamos continuamente com o propósito de facilitar a obtenção da habilitação linguística por um contingente maior de militares.

Dr Daniel Soares Filho
Facilitador: Espanhol e Português – Coordenador de Idiomas e Cursos Online-EAD
Formação:
Doutor em Língua Espanhola (Literatura comparada).
Experiência profissional
: Professor de espanhol por mais de 20 anos, no Exército (CEP), 06 anos na Unigranrio (língua e literaturas de língua espanhola) e 05 anos na pós graduação da Veiga de Almeida (aspectos culturais no ensino de espanhol como língua estrangeira

Maristella Mattos da Silva
Facilitador: Espanhol online e presencial em Curitiba,
Formação:
Bacharel e Licenciada em Letras/Espanhol/Português e Literaturas pela UERJ.
Experiência profissional:
Professor de espanhol por mais de 7 anos, no Instituto de Idiomas Cidade. Aulas particulares para militares designados para missão no exterior, concursos e cursos do DF, RJ e PR, ex-instrutora de idiomas no CCOMGEx, professora do Colégio Militar de Curitiba.

REQUISITO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EXIGIDO PARA A INSCRIÇÃO NO CA/ECEME 2012Os oficiais das Armas, dos Quadros de Material Bélico e Engenheiros Militares e do Serviço de Intendência deverão estar credenciados em pelo menos um idioma estrangeiro, em qualquer nível, ou terem atingido, em pelo menos um idioma, o IPL 2121, classificação de subnível prevista pela Portaria Nr 079-DECEx, de 21 junho 2011. A comprovação do requisito deverá ocorrer até o último resultado oficial divulgado antes da data da primeira prova prevista no calendário do CA/ECEME 2015.

Lembramos que a Portaria Nr 202-DECEx, de 17 de dezembro de 2015, que traz o calendário para as inscrições e exames de proficiência linguística para o ano de 2016.

Índice de Proficiência Linguística ( IPL ).
É um grupo alfanumérico constituído por 3 ( três ) letras e 4 ( quatro ) algarismos. As alíneas indicam o idioma e os algarismos expressam o desempenho linguístico de uma pessoa nesse idioma. O primeiro algarismo indica o nível atingido pelo avaliado na compreensão auditiva; o segundo, na expressão oral; o terceiro, na compreensão leitora; e, o quarto, na expressão escrita. O escopo da avaliação de cada habilidade está compreendido entre os níveis quatro ( o melhor ) e um ( o pior ) de desempenho.

Exemplo, o IPL “ING 4321” significa que o avaliado foi submetido aos exames de proficiência linguística oral ( EPLO ) e escrito ( EPLE ) no idioma Inglês, nos quais obteve os seguintes níveis de desempenho: 2 na compreensão auditiva; 1 na expressão oral; 2 na compreensão leitora; e 1 na expressão escrita.
Portaria Nr 153-EME, de 16 de novembro 2010 alterada pela Portaria Nr 122-EME, de 6 Set 2011.
Publicada no BE 37, de 6 Set 11.

Cursos disponíveis: