A AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA NO EXÉRCITO BRASILEIRO

 A Avaliação de Proficiência Linguística consiste na mensuração do conhecimento linguístico do militar e seu respectivo desempenho em funções linguísticas dentro das quatro habilidades/competências específicas, apreciadas separadamente: compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita. A avaliação dessas habilidades é realizada por meio dos Exames de Proficiência Linguística Oral (EPLO) e Proficiência Linguística Escrita (EPLE) respectivamente, constituídos de questões distribuídas em grau de complexidade crescente, do nível 1 ao nível 3.

 Os candidatos a qualquer um destes exames respondem às questões de todos os níveis dos testes, mas sua classificação em um determinado nível está sujeita a, pelo menos, 70% de aproveitamento no nível. O candidato só é avaliado no nível seguinte se apresentar, no mínimo, 70% de acertos no nível anterior considerado, pois o processo de correção das questões também ocorre por nível. Dessa forma, o candidato só terá suas questões de nível 2 avaliadas se apresentar, 70% ou mais de aproveitamento das questões de nível 1, e assim sucessivamente.

 O Sistema de Ensino e Avaliação de Idiomas (SEIAPLEx), vigente no Exército Brasileiro, baseia-se no STANAG 6001, acordo internacional de padronização de proficiência linguística firmado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte. Este documento apresenta uma tabela descritiva de níveis de proficiência linguística visando padronizar perfis linguísticos norteados por diferentes necessidades comunicativas em missões internacionais. Esta tabela possibilita expressar o perfil linguístico do militar por meio de índices que demonstram sua performance linguística (IPL).

Datas das provas – 1º Sem 17:
EPLO / EO – 14 Mar a 9 Jun 17 (Inglês, Francês e Russo)
EPLO / CA – EPLE /CL e EE – 6 Abr 17 (Espanhol)
Data da inscrição: 16 a 26 Jan 17Datas das provas – 2º Sem 17:
EPLO / EO – 16 Ago a 10 Nov 17 (Alemão, Espanhol e Italiano)
EPLO / CA – EPLE /CL e EE – 18 Set 17 (Espanhol)
Data da inscrição: 3 a 13 Jul 17
Dr Daniel Soares Filho
Facilitador: Espanhol e Português – Coordenador de Idiomas e Cursos Online-EAD
Formação: Doutor em Língua Espanhola (Literatura comparada).
Experiência profissional: Professor de espanhol por mais de 20 anos, no Exército (CEP), 06 anos na Unigranrio (língua e literaturas de língua espanhola) e 05 anos na pós graduação da Veiga de Almeida (aspectos culturais no ensino de espanhol como língua estrangeiraMaristella Mattos da Silva
Facilitador: Espanhol online e presencial em Curitiba,
Formação: Bacharel e Licenciada em Letras/Espanhol/Português e Literaturas pela UERJ.
Experiência profissional:
Professor de espanhol por mais de 10 anos, no Instituto de Idiomas Cidade. Aulas particulares para militares designados para missão no exterior, concursos e cursos do DF, RJ e PR, ex-instrutora de idiomas no CCOMGEx. É especialista em Ensino de Idiomas e tradução/versão, e chefia a seção de idiomas e é coordenadora de espanhol do CMC.
Vivência profissional: Aulas de Espanhol nos cursos Fisk, Opção Certa, IIC e professora do CMC.

Os oficiais das Armas, dos Quadros de Material Bélico e Engenheiros Militares e do Serviço de Intendência deverão estar credenciados em pelo menos um idioma estrangeiro, em qualquer nível, ou terem atingido, em pelo menos um idioma, o Índice de Proficiência Linguística (*) 2-1-2-1, conforme transição/classificação de subnível prevista pela Portaria Nr 079-DECEX, de 21 de Junho 2011. A comprovação do requisito deverá ocorrer até o último resultado oficial divulgado antes da data da primeira prova prevista no calendário. A ECEME orienta a observância da Portaria que traz o calendário para as inscrições e exames de proficiência linguística, publicadas normalmente no mês de Março.

(*) Índice de Proficiência Linguística ( IPL )

É um grupo alfanumérico constituído por 3 ( três ) letras e 4 ( quatro ) algarismos. As alíneas indicam o idioma e os algarismos expressam o desempenho linguístico de uma pessoa nesse idioma. O primeiro algarismo indica o nível atingido pelo avaliado na compreensão auditiva; o segundo, na expressão oral; o terceiro, na compreensão leitora; e, o quarto, na expressão escrita. O escopo da avaliação de cada habilidade está compreendido entre os níveis quatro ( o melhor ) e um ( o pior ) de desempenho.

Exemplo, o IPL “ING 4321” significa que o avaliado foi submetido aos exames de proficiência linguística oral ( EPLO ) e escrito (EPLE) no idioma Inglês, nos quais obteve os seguintes níveis de desempenho: 4 na compreensão auditiva; 3 na expressão oral; 2 na compreensão leitora; e 1 na expressão escrita. Portaria Nr 153-EME, de 16 de novembro 2010

Cursos Disponíveis