Blog

Leia nossas últimas notícias

DEPOIMENTO DE OSCAR LUCAS 3º LUGAR EM DIREITO

Olá futuros Tenentes!!!

Aluno Oscar Lucas da Silva, 3º colocado de Direito no concurso para compor CFO/QC – EsFCEx 2015/2016.

Olá meus camaradas!
Eu sou o Oscar, sou 2º Sargento de Artilharia da turma de 2003 da EsSA e fui o 3º colocado de Direito no concurso do QCO deste ano.

Estou servindo atualmente na Guarnição de Guarapuava-PR. Gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha trajetória nessa conquista importante.

1_dscn1004
Bem, a minha história começa com o início da faculdade de direito em 2008, sempre tive essa vontade de fazer o QCO, devido ao fato de já ser militar e querer ascender na carreira.

A primeira tentativa foi no ano de 2012, último ano da minha faculdade, estava muito empolgado porque havia passado no Exame de Ordem ainda no 9º período da faculdade, pensei que ser classificado não seria tão difícil e esse foi um grande erro, pois como diz o ditado “o buraco é mais embaixo” hehehe! Assim o resultado não foi muito bom, fui o 138º colocado. Nesse ano, comprei o CURSO CIDADE, que na época era somente a parte de Conhecimentos Gerais, material excelente, porém como eu tinha ainda minha faculdade para terminar, não consegui vencer todo o conteúdo do curso, mas o que eu consegui estudar ajudou muito.

1_dscn5706
Já o ano de 2013, resolvi estudar sozinho, foi o ano que mais me dediquei, porém, mais uma vez a aprovação não veio, fui o 46º colocado, fiquei muito triste, mas não desisti, continuei em frente.

No ano seguinte, 2014, foi um ano totalmente atípico, pois eu tinha que fazer meu curso de aperfeiçoamento (CAS) na cidade de Cruz Alta-RS, além de estudar para o QCO, tive que conciliar os estudos durante o ano. Fiz a prova em setembro e fui para a cidade de Cruz Alta, lá chegando nada de sair o gabarito, até que veio a notícia do cancelamento da prova, o que frustrou muito, pois eu achava que tinha ido muito bem. Tive que optar em continuar estudando para a Prova da EsFCEx ou para CAS, acabei optando pelo curso de aperfeiçoamento, o que no final valeu a pena.

1_dscn3253

Fiz a segunda prova sem muitas pretensões e para minha surpresa fiquei majorado, fui o 26º colocado. Apesar de estar longe das vagas, fiz todos os testes, tentando procurar motivação para o ano seguinte.

Nesse ano de 2015, eu fiz uma profunda análise dos meus métodos de estudos, tentando achar alguma falha e cheguei à conclusão que eu estava indo muito mal na parte específica, mais precisamente em Direito Penal Militar e Processual Penal Militar, mesmo sendo militar e tendo uma certa noção das matérias. Então nesse ano dediquei 60% do tempo de estudo na parte específica para essas matérias. O que acabou dando certo. Lembrem-se que são geralmente umas 12 questões nessas áreas. Para aqueles que irão prestar o concurso para direito, vale muito a pena estudar muito essas duas matérias, no final, vai fazer a diferença.

Resolvi também comprar novamente o CURSO CIDADE, que está com uma equipe e material excelentes, e desta vez eu consegui vencer os conteúdos, o que me ajudou muito.

Por fim, gostaria de dizer que para aqueles que como eu são apenas meros mortais, o conhecimento é como uma escala, a cada ano você vai subindo um degrau, até chegar ao topo, que é a aprovação.

Gostaria de agradecer a minha esposa e filha pela paciência e compreensão, agradecer também a equipe do CURSO CIDADE pela qualidade do ensino e dedicação para a nossa aprovação.

1_dscn3076

Oscar Lucas da Silva

3º Colocado no concurso da EsFCEx 2015/2016 – Direito

5 comentários

  • Ailton Benitto Medeiros de Araújo
    jan 12, 2016

    Parabéns Oscar, historias como a sua são exemplos e ânimos para nos que estamos buscando esse sonho, sucesso guerreiro!

    Ailton Benitto Medeiros de Araújo jan 12, 2016
    Responder
  • Nerly kopanski
    dez 11, 2015

    Oscar Lucas, que exemplo, toda pessoa que se dedica consegue conquistar seu objetivo. Parabéns muito merecido, belo exemplo!

    Nerly kopanski dez 11, 2015
    Responder
  • Gelson Alves de Lima
    dez 11, 2015

    Parabéns, companheiro vc merece, Deus abençoe!!

    Gelson Alves de Lima dez 11, 2015
    Responder
  • Claudio Alessandro de Oliveira
    dez 10, 2015

    Parabéns meu amigo Oscar! tenho muito orgulho de ser seu amigo, você merece Parabéns!!!

    Claudio Alessandro de Oliveira dez 10, 2015
    Responder
  • Everton Luiz
    dez 10, 2015

    Parabéns Guerreiro, eu porém estou nessa mesma luta, estou iniciando minha faculdade de direito no próximo ano, focado exclusivamente para o concurso EsFCEx. Me motivo vendo histórias como a sua, também sou militar, e sei o quão é difícil conciliar. Que DEUS lhe abençoe.Fé na Missão! SELVA

    Everton Luiz dez 10, 2015
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *