Blog

Leia nossas últimas notícias

Depoimento de Fernando Ten aluno 2016

Chamo-me Fernando e me formei em Administração em 2010 pela faculdade Max Planck. Moro em Indaiatuba-SP. Estou lutando para ser militar desde o ano 2000, ou seja, há 15 anos na luta. Meu sonho de ser militar vem desde quando criança.

Lembro-me quando era criança meu pai me levava para ver o desfile da EsPCEx em Campinas, cidade onde nasci, no sete de setembro. Eu fascinava, vibrava apesar de tão pequenino. No dia das crianças na hora de escolher os brinquedos escolhia sempre soldadinhos, montei um exercito verde e outro bege, passava horas brincando de quartel ahaha…

O tempo se passou e no ano dois mil formei num precário ensino médio e naquele mesmo ano comecei estudar com as apostilas do Instituto Padre Reus para Sargento do Exército – ESA, e também fiz inscrição pra soldado especialista da aeronáutica – CESD. Meus resultados foram péssimos nas provas, então percebi que teria um árduo caminho pela frente para realizar meu grande sonho.

No ano 2001 entrei em um cursinho preparatório para vestibular, curso Anglo, porque não existia curso preparatório online para carreira militar, somente apostilas. No cursinho percebi o quanto ainda tinha o que aprender e me dediquei muito. Prestei o concurso da ESA de 2000 a 2005. Durante a preparação fui aprendendo a matéria e me aperfeiçoando, mas, todo ano reprovava, em 2005 era o último ano que eu poderia fazer o concurso, tinha dado limite de idade. Confesso que o desespero me tomou, estudava dia e noite e naquele ano fui fazer a prova, acertei as dez questões de matemática e oito de dez de português, naquele ano excluíram história e geografia da prova, só que a surpresa veio no dia do resultado do exame intelectual, a frase dizia: candidato reprovado na prova de redação. Perdi o chão quando li isso, senti o meu sonho deslizar-se pelas minhas mãos, chorei muito, passei um longo período triste por não ter conseguido.

Em 2006 ganhei uma bolsa do Prouni para cursar faculdade de administração, sem saber que existia a ESAEX na época. Em 2009 ainda procurando um jeito de realizar meu sonho comecei a vasculhar os sites de concursos militares e com grande surpresa vi o concurso QCO, fiquei feliz demais e meu sonho se reavivou. Fiz o concurso em 2010 sem estudar, só li o livro de TGA do Chiavenato. Em 2011 comprei o curso Cidade, as matérias vinham em pdf, bastante coisa pra ler, mas naquele ano passei por momentos difíceis e não estudei nada e mesmo assim fiz a prova. Em 2012 peguei firme, fiz o curso do CPREM, li e reli todas as apostilas, fiz todas as questões disponíveis no AVA, estudava muitas horas por dia, fiquei em 97 na classificação. Em 2013 fiz CPREM novamente e mantive o ritmo de estudos e fiquei em 137 na classificação. Este ano, 2014, resolvi voltar no curso Cidade, mantive o ritmo de estudos com mais intensidade, assisti todas as aulas, resolvi todos simulados e materiais extras, li todos os resumos de livros disponíveis no AVA, li kanaane, Roselaine Mendes e Matias Pereira muitas vezes. Na primeira prova, de acordo com os gabaritos extras oficiais, acertei 24 de gerais e 27 de administração, apesar da prova cancelada percebi o quanto está valendo meu esforço, fui muito bem, agora na segunda prova meu desempenho caiu bastante, achei muito difícil, acertei 20 de gerais e 20 de administração, classificação 108. Não está sendo fácil aceitar mais essa média na prova, só tenho mais duas chances de fazer o concurso, mas Deus está acima de todas as coisas e tenho certeza que ele está me ajudando a realizar este grande sonho em que breve também terei a grande honra em gravar o vídeo da minha aprovação. Não deixei cair o ritmo dos estudos, ano que vem irei mais forte ainda para prova e tenho certeza que Deus vai me abençoar com esta grande vitória.

Ano que vem termino meu depoimento relatando minha aprovação.

4 comentários

  • Fábio
    dez 29, 2016

    Parabéns pela força, foco, fé, empenho e determinação. Você conseguirá com fé em Deus! Mas foque também em concursos na Marinha e Aeronáutica, todos os anos tem concurso para formados em administração e outros cursos.
    “Concurso agente não estuda para passar, estuda ATÉ PASSAR”.

    Fábio dez 29, 2016
    Responder
  • dez 20, 2015

    No mercado de concursos todos nós temos as mesmas oportunidades. Basta estudar e seguir adiante.

    Mercado Concursos dez 20, 2015
    Responder
  • juju
    maio 14, 2015

    Ola tudo bem sua historia e linda eu também to nesta situação nesse exato momento e meu sonho ser uma militar também …caso queira conversar deixo meu WhatsApp 92-8200-3040.

    juju maio 14, 2015
    Responder
  • Marcus
    maio 2, 2015

    Parabéns pela persistência Fernando!!!
    Espero e desejo que neste ano consigas a aprovação. Estás no caminho certo… Neste ano foque ainda mais nos exercícios, inclusive fora do Cidade… Mantenha o foco no concurso!!!

    Sua história se assemelha à minha para o vestibular.

    Parabéns e boa sorte, seu esforço será recompensado.

    Marcus maio 2, 2015
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *