Blog

Leia nossas últimas notícias

DEPOIMENTO DE DAIANI – 3º LUGAR EM ENFERMAGEM ESFCEX

Olá futuros Tenentes!!!

Meu nome é Daiani Antunes de Oliveira, fui a 3ª colocada de Enfermagem no concurso para compor CFO/QC – EsFCEx 2015/2016.

10940996_881459238552171_7156080249397055916_n

Sou militar de carreira 2º Sgt Saúde, turma 2005. Sirvo no Hospital Militar de Área de Porto Alegre, desde o término do curso de formação de sargento. Sou natural de Alegrete/RS, contudo quando tinha 02 anos de idade meus pais foram embora para Rosário do Sul/RS.

Sempre sonhei em ser enfermeira, quando fui transferida para Porto Alegre, fui em busca do meu sonho, então realizei a faculdade de enfermagem, a qual conclui em 2011/ 2º semestre. Tenho muito orgulho de ser militar, logo almejava subir na carreira, então fui à luta do meu sonho de ser oficial do Exército. A trajetória não foi fácil. Foram 04 anos tentando passar nesse concurso, pois se trata de um concurso muito concorrido e de alto grau de complexidade. Como sempre estudei em escola pública, muitas matérias de gerais que são exigidas no concurso não havia visto no ensino médio. Logo percebi que precisaria estudar mais essas disciplinas. Fui a busca de cursinhos, fiz primeiramente um curso de Conhecimentos Gerais em Porto Alegre, no primeiro ano que fiz a prova, rodei em gerais. No segundo ano estudei pouco específica, devido ter trabalhado em 02 empregos, no Exército e em outra instituição particular como enfermeira, então fui mal na específica. Percebi que seria impossível passar nessa prova trabalhando em dois empregos, então saí do particular e fiquei somente no Hospital Militar. Ano passado estudei bastante específica e gerais, fiquei entre os 50 primeiros, mas ainda não havia conseguido o resultado esperado. Cada ano que passava batia mais o desespero, pois já estava ficando com mais idade e a cobrança de amigos e familiares aumentava, também via todas minhas colegas de faculdade trabalhando como enfermeira e eu não, vários fatores para me desmotivar, além disso, minhas amigas já tinham filhos e eu não. Embora houvesse todas essas dificuldades eu sempre tive fé em Deus e acreditei que seria possível realizar esse sonho. Houve muitas pessoas que me apoiaram e me davam força para não desistir, meus pais, marido, amigos, colegas do hospital, e outros.

1379626_646671075364323_1431617001_n

Técnicas de Estudo:

Todo ano fazia uma pasta onde baixava todos os manuais de enfermagem exigidos pela bibliografia. Também comprava livros de enfermagem, arrumava emprestado outros e assim ia somando conhecimentos. Aconselho cada um buscar sua melhor maneira de estudo, eu, particularmente gosto muito da leitura, lia todos os manuais e os livros, ia lendo e sublinhando de canetinha marca texto o que achava mais importante, logo quanto lia novamente, só lia o que estava destacado. Como trabalhava pela manhã das 07 às 13h, chegava em casa lá pelas 14 horas tomava um banho e começava a estudar específica até às 19 horas, quando começava as aulas de Conhecimentos Gerais do CURSO CIDADE. Após o término das aulas, estudava mais um pouco de C. Gerais ou a Específica até as 24 horas ou 01 hora. Enquanto aguentava, pois no outro dia tinha que acordar às 06 horas para trabalhar. Também gosto de fazer mapas mentais, ficar pensando na matéria, tentar fazer nexos entre geografia e história, português e inglês. Sempre procurava entender as matérias e não decorar! Enfermagem imaginar situações do dia- dia e sua aplicação na prática. Fim de semana estudava também, e quando estava de plantão, ao chegar em casa, tentava estudar mais um pouco. Fiquei de março até o dia do concurso sem viajar, ou passear, minha vida era de casa para o hospital e do hospital para casa. Quando se tem um sonho muitas vezes é preciso abdicar de outras coisas!

Curso Cidade:

O CURSO CIDADE foi fundamental para minha aprovação, soube do mesmo pela Tenente BUENO de enfermagem, que foi classificada após o curso de formação do ano passado no HMAPA e também pela sua irmã agora Tenente MARISA, que concluiu o QCO esse ano de 2015. Elas me ajudaram muito com materiais e indicando o CURSO CIDADE, que foi maravilhoso, onde estudei Conhecimentos Gerais e Conhecimento Específico. Nunca aprendi tanto em mina vida, em tão pouco tempo. Assistia às aulas e quando estava de plantão, assistia depois, mas sempre dava preferência por assistir ao vivo. Também fiz inglês particular, como reforço, pois era meu ponto fraco de C. Gerais.

Agradecimentos:

Primeiramente a Deus por ter me concedido sabedoria e persistência, a nossa Senhora Aparecida, a minha família, amigos, colegas do hospital, especialmente ao Professor CIDADE pelo excelente curso, que indico a todos que querem passar nessa prova! A todos os professores do CURSO CIDADE! Ao professor Léo de inglês! As tenentes BUENO e MARISA! Tenente SANDRO do HMAPA.

12362944_443673845825498_8179144704208664840_o

Agradeço também, ao Capitão MARTINS que sempre acreditou em mim! Ao meu marido por ter tolerado toda minha ausência e aos meus pais que acreditavam mais do que eu mesma, de que eu seria Oficial do Exército!

Se você tem um sonho não desista, acredite, tenha fé, lute, não importa os obstáculos do caminho!

Eu passei na quarta tentativa!

Abraços a todos e espero que meu depoimento possa ajudar a quem está na busca de ser Oficial do Exército Brasileiro!!!!

Daiani Antunes de Oliveira
3ª Colocada no concurso da EsFCEx 2015/2016 – Enfermagem

Um comentário

  • Mari
    dez 9, 2015

    Parabéns Dai, eu já sabia que você seria aprovada, pois sei o quanto você é esforçada e dedicada no que faz, fiquei muito feliz ao ver seu nome na lista de aprovados, mas não fiquei surpresa pois tinha certeza que esse ano era seu. Te desejo todo sucesso do mundo. Fé na missão, na torcida sempre por você. te adoro…..Salvador te espera…beijinhusss… 1° ten Bueno

    Mari dez 9, 2015
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *