Blog

Leia nossas últimas notícias

Depoimento de Bruno – 2º Lugar EsFCEx – Contábeis

Depoimento de Bruno Soares Brazuna – 2º Colocado no concurso EsFCEx – Contábeis

Olá futuros Tenentes!

Sou Bruno Soares Brazuna, bacharel em Administração e Contador. Carioca de 35 anos, casado, pai de 3 filhos e aprovado no concurso da EsFCEx em 2016, sendo 2° colocado em Ciências Contábeis. Reprovado em 2014; 20° lugar em 2015; 02 colocado em 2016!

Começo meu depoimento agradecendo a DEUS, pela minha vida, minha família e por me proporcionar condições para a busca de meu sonho. Durante esses quase 3 anos de luta, só tenho a agradecer. Foi difícil, mas é possível. Acredite.

 “Feliz és tu que acreditaste.”

 

ten-brazuna-e-familiaEssa foi a minha frase motivacional. Umas delas na verdade. Li essa frase em algum depoimento e me identifiquei bastante, pois tem tudo a ver com o projeto.

Comecei estudar para o concurso da EsFCEx em 2014, quando estava desmotivado com meu emprego e a ideia para me tornar servidor público era muito atraente. A princípio minha ideia era fazer a prova para a Polícia Federal, pois não conhecia esse concurso para o exército. Foi aí que pesquisando na internet, acabei caindo na página do Tenente Emanuel, o Rumo a EsFCEx.

Lá pesquisei diversas informações sobre o concurso e também sobre o curso em salvador.  Pesquisei muito mesmo, pois era um projeto que não só envolvia a mim como também minha família. Fiquei encantado com a possibilidade de exercer minha profissão no EB e com isso cheguei a conclusão de que era isso que eu queria. Identifiquei-me logo de cara. Assistia a muitos vídeos e me arrepiava só em ouvir as canções. Após conversar muito sério com minha esposa, resolvi então começar o projeto.

mesa-ten-brazunaO primeiro ano foi bastante confuso, pois já estava bastante tempo sem estudar e nunca havia prestado concurso público na minha vida. Comecei então a pesquisar os cursinhos disponíveis para o concurso da EsFCEx e vi que os mais indicados eram o Ceprem, aqui do RJ e também o CURSO CIDADE. Como estava no primeiro ano, resolvi estudar sozinho alguns conteúdos de gerais. Comprei algumas vídeos aulas pela internet e assisti muitos vídeos pelo youtube,  principalmente de história. Comprei também algumas apostilas de História e Geografia pela internet. Em relação a livros de gerais , compreis apenas 2: História do Brasil – Boris Fausto – e Geografia Geral do Brasil, Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira. Li o livro do Bóris todo e o de geografia, ia fazendo consulta conforme os assuntos do edital.
Para a específica, fiz um curso aqui do RJ de contador básico, que achava que seria o suficiente

para passar na prova. E também adquiri o curso de correção de prova do curso daqui do RJ.  Iniciei os estudos no carnaval de 2014, começando primeiro por história, seguindo a bibliografia até esgotar os assuntos. Depois fui para geografia, até esgotar os assuntos. Português, Espanhol e específica deixei para estudar só quando abrisse o edital. Resultado? Reprovado.
Péssimo planejamento e execução do meu projeto. Fiquei decepcionado, pois havia estudado muito.

Recomecei me organizando e melhorando meu plano de estudos. Vi o que poderia aproveitar de 2014, pois alguma coisa de bom eu tinha feito. Nesse primeiro ano, fiz muitos resumos de Geografia e História, escrevia muito. Gravei áudios e áudios sobre eles. Acabei utilizando todos para revisão. Descobri que estudar fazendo áudio era uma boa. Fiz isso também para estudar LEIS. Gravava as mais importantes: LRF, 4320 e CF.
Conversei muitos com os aprovados em 2014, pegava informações e dicas de estudos. Lia muito depoimentos. Os Tenentes Alexandre e Marisa Bueno me deram muitas dicas e indicações.
No início de 2015 após redefinir meu plano de estudos, recebi a notícia de que seria papai pela terceira vez. Foi um ano tenso. Percebi que em 2015 seria um ano repleto de desafios. Mesmo assim continuei firme nos estudos, apesar de grandes dificuldades. Precisa de um bom resultado em 2015. Só me restavam 2 tentativas. Resolvi fazer o CURSO CIDADE em EAD em específica, pois não havia condições no meu orçamento para fazer o curso completo. E posso dizer que fiz um grande investimento. Peguei direção no meu estudo de específica. As aulas da Equipe de Contabilidade do Curso Cidade  me ajudaram bastante. Fiz todos os simulados do curso, além dos exercícios que os professores passavam. Fiquei despreocupado com os assuntos do edital, pois o cronograma do curso era muito bom, batia todos os assuntos, dando ênfase aos mais importantes. Para gerais, lia as apostilas que possuía, ouvia meu áudios e fazia exercícios.  Muitos e Muitos. Inclusive na maternidade, pois meu filho DAVI nasceu no final de Agosto.
Veio a prova e o resultado foi bom. Fiquei em 20° lugar. Grande salto. Principalmente em específica, pois acertei 30 questões. Porém fui mal em gerais, principalmente em português,  acertando só uma. Fiquei contente. Imprimi meu boletim de desempenho em 2015 e onde estava escrito “Ordem de classificação Geral: 20 lugar – risquei e coloquei a caneta “02”. Meta para 2016.
Sempre acreditei que quando temos um objetivo, uma meta, devemos sempre escrever sobre o que queremos. A meta tem que ser clara. Fiz um quadro com fotos e frases motivacionais sobre a EsFCEx. Até montagem com minha foto eu fiz (ridícula, por sinal rsrsr). Visualizar o seu objetivo, é importante.
Recomecei a estudar em 2015 ainda, em carga horário reduzida, apenas tentando identificar os meus pontos fracos. Para isso, fiz alguns cursinhos on line. Novamente fiz contato com os aprovados para pegar informações. Conheci um cara espetacular, hoje Tenente Rodrigo Brum, que me passou seu quadro de estudos e fiz algumas adaptações com o meu. Acabou contribuindo muito para o meu desempenho nesse ano. No final de 2015, só estudei específicas e defini meu método de estudo para 2016. Fiz uma planilha com os assuntos do edital, colocando nas colunas os meses do ano. Com isso, tinha o controle de que estava seguindo todos os assuntos. Em Janeiro comecei a estudar o edital para valer. Estudei específica com o material do CURSO CIDADE do ano passado, seguindo novamente os slides, sendo que fazendo mais exercícios, pois grande parte do conteúdo já estava massificado.
Resolvia muitas provas da FCC (Acho que todas de 2015) E POR DIVERSAS VEZES AS PROVAS ANTERIORES DO QCO. Resoluções das provas são fundamentais para aprovação. A partir de abril, comecei a fazer o CIDADE em Gerais, entretanto já estava estudando as matérias desde janeiro. Excelente Curso. Outro tiro certo. Adaptei as matérias no meu cronograma e assistia às aulas. Grande equipe de professores, aulas ao vivo e professores no chat respondendo as dúvidas. Fiz todos os Simulados (um por semana)  e assistia as correções também. Excelentes aulas de história

(Sormany, Djalma, Felício), Português (Albert e Valber), Espanhol (Prof. Cidade e Maristela) e Geografia (Adriano e Giba). O professor Adriano é um monstro em Geografia. O cara é fera demais, além de ter participado da banca da EsFCEx.

 Carga Horária e Método de Estudos

 Estudava de segunda a segunda, em média de umas 5 horas por dia. Algumas vezes nos finais de semana conseguia fazer um pouco mais, principalmente aos sábados. Mas no máximo fazia umas 8 horas de estudo. Não rendia mais do que isso. E também as tarefas do Lar não me permitiam.

Como deixar de ser pai, marido e resolver os “pepinos do Lar”? Não há santa que aguente, ou melhor, esposa.
Trabalhava de Segunda a Sexta e muitas vezes no sábado e com isso não havia muito tempo disponível. Aproveitava todo o tempo livre para estudar. Meu trajeto no metrô de ida e volta do trabalho, virou meu local de estudos. Fazia muitas questões dentro do metrô lotado, muitas vezes com musica clássica nos ouvidos, para abafar o som local. No início não curtia, mas acabei me acostumando. Também assistia vídeos aulas também durante o expediente, quando era possível.
Minha rotina era a seguinte: de segunda a sexta batia o edital, estudando depois do expediente no escritório. Minha volta no metrô era fazendo exercícios do conteúdo que tinha acabado de estudar. Chegava a casa todo dias por volta das 00:00 exausto. Sábado e Domingo revisões (Matéria da semana), exercícios e simulados. Em contabilidade, dividia as matérias em dois grandes blocos. Uma semana C. Pública e Leis; Semana seguinte Contabilidade Geral e Custos. Para gerais, seguia a grade do CIDADE e estudava as apostilas. Fazendo sempre os exercícios e simulados do curso.
Para fazer exercícios, baixava provas anteriores dos Tribunais e fazia questões do BNDES e Petrobrás para custo e gerencial. Também utilizava sites de questões, como o aprovaconcursos e o Q.concursos. Acho importante também você marcar as questões mais difíceis para refazê-las no mês da revisão.
Montei meu plano de estudos, principalmente a parte de específica, com o objetivo de encerrá-lo no final de julho, iniciando a revisão em Agosto. Isso me ajudou muito, pois a um mês da prova, estava refazendo as questões mais difíceis da EsFCEx, como também dos exercícios e de outras provas.
Aí veio setembro. Rezei e pedi muito à DEUS que me desse tranquilidade para fazer a prova.  Tinha estudado muito e estava muito preparado. Fiz a melhor prova da minha vida. Fiquei muito confiante. Veio o gabarito oficial e minha esperança aumentou. Daí até a confirmação foram dias angustiantes.

bruno-brazunaNo dia 26/10/2016, o site do Siscon libera o boletim de desempenho do candidato, antes do resultado oficial. Vi minha colocação e explodi de alegria. Aí, fique sabendo que outras pessoas não tiveram suas notas lançadas e que o resultado poderia não ser o oficial. Para piorar, tiraram o resultado do site. Procurei manter a calma e controlar a ansiedade. Imprimi o boletim e aguardei até o dia 31/10. E o dia Chegou! Recebi um Zap do Tenente e professor Alexandre do CURSO CIDADE. Parabéns TENENTE!
Agora sim. Havia passado e minha meta confirmada: 02 LUGAR!!!!! GRAÇAS A DEUS!
Tirei um grande peso das minhas costas. Foi um grande alívio. Na minha última tentativa, deu tudo certo.

Para os GUERREIROS E GUERREIRAS que estão na luta. NÃO DESISTAM! Confie no seu projeto e na sua vitória. Não dê ouvidos para pessoas negativas. Faça amizades com pessoas que estão na mesma “vibe” que você. O cansaço, a desmotivação e até mesmo os pensamentos negativos estarão presentes nessa jornada. Lute contra eles. Os pensamentos positivos são fundamentais para o sucesso. Lembre-se disso. A VITÓRIA depende de você! Agradeça a DEUS a cada dia. Não reclame JAMAIS. Se você está nesta LUTA, foi por escolha sua. A Vitória será certa, independente ser na EsFCEx ou em outro concurso.

Confie em DEUS e ele saberá o melhor para você!! A palavra DESISTIR não deverá fazer parte do seu dicionário.

Um forte Abraço!

Bruno Soares Brazuna – 2 Lugar em Ciências Contábeis.

8 comentários

  • Bruno, boa noite!

    Primeiramente, parabéns pelo sucesso! Se eu que moro com meus pais e não tenho filhos já acho difícil correr atrás dos estudos, imagina você com tantas responsabilidades! Fruto do seu suor com sua esposa, parabéns a vocês!

    Agora, gostaria de saber se haveria a possibilidade de entrar em contato com você, caso você possa e queria, é claro? Porque minha maior dificuldade no momento está sendo montar um bom horário de estudos, sinto que fico um pouco dispersa as vezes, e não tenho condições de pagar cursinho no momento. Assim, se você pudesse me dar uma direção de como seu quadro de estudos era, sinto que irá me ajudar muito.

    Obrigada desde já pela atenção, mais uma vez, parabéns e muito sucesso!

    Abraços,
    Renata Izandra

    Responder
  • João Marcelo Foliatti
    nov 12, 2016

    Parabéns Bruno, ótimo curso de formação, vc merece, dedicação e empenho, Acreditar e Agir !!!

    João Marcelo Foliatti nov 12, 2016
    Responder
  • Fernsnda
    nov 11, 2016

    Oi Parabéns!
    Quais horários vc treinava para o TAF.

    Fernsnda nov 11, 2016
    Responder
  • Marcos Vinícius Ferreira
    nov 10, 2016

    Parabéns Bruno, muitas felicidades em sua nova jornada. Estou na luta ainda, mas se Deus quiser um dia vou alcançar vitória, assim como você.

    Deus abençoe você e toda sua família.

    Marcos Vinícius Ferreira nov 10, 2016
    Responder
  • Ivna
    nov 10, 2016

    Parabéns Bruno!!
    Parabéns pela força de vontade. Com três filhos não é moleza, eu tenho uma de 2 ano as vezes não consigo ter tempo p estudar. E na maioria das vezes pegava a madrugada p estudar.
    Não sei se estou fazendo certo, gostaria de mais dicas. Quero realizar esse sonho!!
    Boa sorte!!

    Ivna nov 10, 2016
    Responder
  • Clebson eduardo
    nov 9, 2016

    Parabéns parceiro, em breve farei parte desse time EB. Vc poderia disponibilizar seu quadro de estudo que mencioná no depoimento, dicas de estudos? No mais parabéns e boa sorte no curso.

    Clebson eduardo nov 9, 2016
    Responder
  • Ulisses Manoel Victor
    nov 9, 2016

    Parabéns.

    Ulisses Manoel Victor nov 9, 2016
    Responder
  • Caio lincoln
    nov 9, 2016

    Bruno como faço para ter contato com você? Se puder Claro.

    Caio lincoln nov 9, 2016
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *