Blog

Leia nossas últimas notícias

1º COLOCADO EM ADM ESFCEX 2013/2014

Josué Mendes Gonçalves

– 1º Colocado em Administração – EsFCEx 2013

Olá, pessoal, meu nome é Josué Mendes Gonçalves e fui aprovado no concurso para o CFO 2014 para a área Administração. Sei que muitos ficam em dúvida quanto à escolha da melhor forma de preparação para o concurso, e por isso o Ten Luiz Cidade pediu que eu escrevesse algumas palavras aqui para tentar auxiliá-lo nessa decisão!

JOSUE.php

Amanhã, dia 9 de março de 2014, pegarei o avião com destino a Salvador/BA! Eu fui aprovado em 1º lugar na minha área, fazendo 25/30 acertos em Gerais e 32/40 em Administração. Isso faz com que muitos possam pensar que eu sou um daqueles estudantes diferenciados, que sempre se destacaram nos colégios… Mas não sou assim! Ao contrário, nunca fui um daqueles alunos brilhantes que tiravam as melhores notas… Outros poderiam pensar: “Ah, mas então esse cara tinha o dia inteiro para estudar”! Também não é verdade, pois eu trabalhei mais de 8h/dia, exceto nas férias, durante todo o meu período de estudo… E ainda ficava cerca de uma hora e meia no trânsito, todo santo dia! O que eu quero dizer com isso é que eu sou uma pessoa “normal”, assim como você, que também trabalha, estuda, chega meio cansado em casa e que muitas vezes sente sono quando começa a estudar! E com todos esses “problemas”, garanto a vocês que É POSSÍVEL PASSAR NO CONCURSO! SE EU CONSEGUI, ACREDITE: VOCÊ TAMBÉM CONSEGUIRÁ!

Em 2011, antes de me formar, fiz a prova da EsFCEx, mas não consegui sequer acertar o mínimo em C. Gerais, e acabei sendo eliminado… Em 2012, consegui uma “honrosa” 86ª posição! Senti que estava no caminho certo, mas que o meu ritmo estava muito devagar. Percebi que devido a minha idade o concurso de 2013 seria a minha última oportunidade, e então decidi que deveria agarrar aquela chance com unhas e dentes!

Devido a minha falta de tempo, eu havia cursado a minha graduação em Administração pelo sistema de Ensino a Distância (EAD), e fiquei muito satisfeito com essa metodologia; quando chegou a hora de me preparar especificamente para o concurso da EsFCEx, não tive dúvidas: decidi fazer uso novamente do sistema EAD!

Caso alguém que esteja lendo este texto tenha dúvidas quanto a qualidade do ensino a distância ofertado pelo Instituto de Idiomas Cidade, deixo aqui minha opinião: o curso é excelente! Logicamente, o curso não foi minha única fonte de estudos, pois fiz também outros cursos e consultei outros materiais, como fazem todos aqueles que passam em concursos públicos… Mas saiba que o curso oferece todas as ferramentas necessárias para que você possa buscar sua aprovação! Seguindo as orientações dos professores, entendendo a matéria dada em sala de aula (e acompanhada por você na tela do seu computador) e mais tarde estudando o que foi visto, o sucesso é certo!!!

Onca-300x245

Uma das coisas que mais me perguntaram era se eu não tive dificuldade em acompanhar todas as aulas… A resposta é sim, tive alguma dificuldade, pelo menos no início, até que me organizei melhor e passei a “criar tempo”. E é muito importante não deixar acumular matéria… Se por algum motivo você perdeu alguma aula, recupere na mesma semana: acorde um pouco mais cedo ou durma um pouco mais tarde, é o jeito! O Prof. Edson, de ADM, sempre dizia que “quando se quer mesmo alguma coisa, madrugada vira dia, quarta-feira vira sábado e um momento vira uma oportunidade”! Mas também não precisa “virar a noite” estudando… O importante é estudar um pouco, mas todos os dias!

Você também precisa utilizar aqueles ”pequenos” espaços de tempo que hoje são mal aproveitados… Quer exemplos? Quanto tempo você gasta almoçando? E vendo televisão? E no banheiro? E no ponto de ônibus? Em salas de espera? No cafezinho do serviço? E etc., etc., etc.? Só você poderá encontrar essas “oportunidades de estudo” ao longo do seu dia! É preciso que você saiba que esses períodos curtos podem não ser muito adequados para a leitura de apostilas, pois para isso seria necessária uma maior concentração; mas são excelentes para passar os olhos em resumos rápidos, como pequenos “mapas mentais”, por exemplo, ou para resolver algumas questões! Eu sempre carregava comigo pequenos blocos feitos com metades de folhas A4, nos quais eu fazia algumas anotações durante as aulas, resumos meio “sem noção”, mnemônicos, palavras-chave e alguns rabiscos que ninguém além de mim conseguiria entender, e os folheava sempre que possível… Após o almoço, eu ficava com sono ao ler ou fazer questões: um colega me deu a dica de assistir pequenas vídeo-aulas, como as do site “EuVouPassar”, e foi ótimo! Mas tenha em mente que a sua alimentação deve ser adequada: ninguém consegue estudar depois de um pratão de feijoada, por exemplo!

Outra dúvida muito recorrente é relativa a quais livros eu usei ou indicaria… Bem, em relação aos C. Gerais e Administração, pelo menos, eu não indico que gastem seu dinheiro comprando os livros da bibliografia. Comprei os principais livros de cada disciplina e, sinceramente, não li quase nenhum! Pra dizer a verdade, dei uma lida superficial nos livros do Mathias-Pereira, e na véspera da prova… Se você tiver tempo sobrando, tudo bem, leia-os, mas primeiro domine todo o conteúdo das apostilas! Eu, sinceramente, em um ano apenas não consegui nem mesmo esgotar as apostilas dos cursos…

Organize o seu local de estudo: prepare uma mesa, tenha silêncio, iluminação adequada e evite distrações por perto. Se precisar, use abafadores nos ouvidos; se não for possível estudar em casa, estude em outro lugar, como em uma biblioteca, faculdades, etc. Um grande professor uma vez nos falou de um colega que estudava na garagem do prédio em que morava, dentro do seu carro… E passou na EsFCEx! Lembre-se: “Quem quer, arranja um jeito; quem não quer, arranja uma desculpa”!

Desligue a televisão! Passei um ano praticamente sem assistir televisão… E acho que não perdi quase nada! Assistir novelas, Domingão do Faustão, Big Brother e programas do gênero não irão te ajudar a passar. Quando quiser relaxar um pouco, busque atividades que sejam mais proveitosas e, preferencialmente, relacionadas com o estudo, como assistir a um filme sobre história do Brasil. “Carlota Joaquina” e “Mauá” são bons exemplos…

Muito cuidado também é necessário com o tempo perdido na internet: anote em um papel os sites que você irá acessar e acesse só eles! E fixe um tempo específico para sair do facebook! Determine que vai ficar conectado por 10 minutos, por exemplo, e cumpra! Não fique se auto-sabotando!

20121129_194017-300x225Avise seus familiares e amigos que você está estudando para um concurso importante, cuja prova será em setembro, e diga que você precisa da compreensão deles quando tiver que ser um pouco “anti-social”… Isso quer dizer que você irá desligar seu telefone durante o horário de estudos e que não é qualquer convite para sair que te fará deixar de estudar o conteúdo previsto para o dia… Você precisa ter compromisso com você mesmo! Tenho um colega que não foi aprovado no concurso para a Polícia federal por uma única questão… Ele quase pirou, e ficava se perguntando: “Será que eu teria passado, se eu tivesse estudado nas quartas-feiras, em vez de assistir aos jogos de futebol?” Você precisa priorizar o seu estudo! Contudo, é lógico que você não precisa faltar à formatura do seu irmão ou ao casamento da sua melhor amiga, né?!

Eu também fiz um Quadro Horário de estudo, e estipulei um número “X” de páginas a serem lidas diariamente para cada disciplina; estudava duas disciplinas por dia (as mesmas que seriam ministradas nas aulas do IIC para aquele dia), e no dia seguinte fazia questões relativas a essas matérias. Para mim, funcionou bem! E faça muitas questões… Se existe uma coisa comum a todos os que passam, essa coisa é a resolução de questões de concursos anteriores. É imprescindível! E não basta encontrar a alternativa correta… É preciso saber por que motivo cada uma das outras está errada!

Outra coisa fundamental é manter a motivação! E motivação nós mesmos criamos: mantenha por perto fotos, vídeos, ou qualquer coisa que sirva para te motivar! Eu gostava muito de assistir alguns vídeos do You Tube… Quando eu estava meio desmotivado, os assistia, e funcionava como uma injeção de ânimo!

Bem, essas são as minhas dicas… Tenho a certeza de que aqueles que as seguirem e estiverem certos de que estão se esforçando ao máximo nos estudos, mais cedo ou mais tarde alcançarão o seu objetivo! Faça a sua parte e, desde já, comece a estudar… Confie em Deus e tenha a certeza de que você será recompensado pelo seu esforço! De todo o meu coração, desejo que os seus sonhos se realizem e que você possa sentir, em um momento muito próximo, a mesma alegria que eu agora estou sentindo!

Luiz Cidade, Prof. Edson e demais amigos do IIC… Obrigado por tudo, e fiquem com Deus! Um forte braço para todos!

Josué Mendes Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *